quinta-feira, 18 de junho de 2009

Secretaria Itinerante na operação de revitalização do Complexo Altamira

Centenas de pessoas adotaram uma muda
No ato do recebimento da muda, o requerente recebe orientações de plantio e assina termo de compromisso, se responsabilizando pela muda

Desde que iniciada a operação de revitalização do Complexo Altamira (15), que envolve os bairros Altamira, Novo Horizonte, Casas Populares, Betânia e Vila Rica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma está realizando a doação de centenas de mudas e dando orientações à comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente, em uma tenda localizada na Praça das Casas Populares I, devendo finalizar às atividades nesta sexta-feira, 19. Já os trabalhos de arborização de ruas e avenidas serão realizados durante toda a operação de revitalização do complexo.
Esses trabalhos fazem parte das atividades desenvolvidas pela Semma, a Secretaria Itinerante, que além de fomentar o projeto Adote uma Árvore, tem a finalidade de proporcionar a interação da comunidade com a secretaria.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Grande público prestigia mostra no encerramento da 14ª Semana de Meio Ambiente

O público assistiu às apresentações atentamente Belíssimas apresentações emocionaram o público

Oficinas de biojóias
Oficina de preparação de tintas artesanais.



Com a participação de grande parte da população, a IV Mostra Ambiental e Cultural, que encerrou a programação da 14ª Semana do Meio Ambiente na última sexta-feira (5), na Praça de Eventos, foi marcada pela criatividade, animação e disputa de apresentações culturais pelos participantes.
Das 14 escolas que participaram das competições da mostra, com apresentação cultural e desfile de roupas confeccionadas com material reciclado, com o tema “Sustentabilidade Amazônica”, as escolas Plácido de Castro, Cecília Meireles e Domingos Cardoso foram as grandes vencedoras, conquistando, respectivamente, 1°, 2° e 3º lugares, sendo premiadas com computador, TV 29’, DVD e caixa de som com microfone.
A IV Mostra Ambiental e Cultural, que envolveu diversos parceiros, entre eles universidades, escolas técnicas, ICMbio, Clean Gestão Ambiental, Abadá Capoeira, Projeto Pipa e outros, foi realizada durante todo o dia.
Pela manhã, ocorreram oficinas de reciclagens como confecção de tintas artesanais, biojóias, papel artesanal e outras. À tarde, foram feitas diversas exposições, como essências da Amazônia, coleta seletiva, plantas medicinais, animais empalhados.
Além desses trabalhos, o que chamou a atenção e chocou muitas pessoas que visitaram a mostra foi a exposição do lixo recolhido no mutirão da limpeza das margens do igarapé Ilha do Coco e um labirinto que possuía dois cenários: um degradado e outro preservado. Durante todo o dia, foram doadas à comunidade mudas de árvores.
“Ainda consegui ver o igarapé Ilha do Coco conservado, onde as pessoas podiam tomar banho. E hoje ver o estado que ele se encontra é chocante. A exibição do lixo, em forma de presente, do igarapé para nós, vejo como um chamado à população para que ela preserve o meio ambiente. A natureza não pode ficar só em nossas lembranças”, enfatizou a moradora Raquel de Sousa, 41 anos.
Na ocasião da mostra, o prefeito Darci José Lermen assinou um convênio com a Escola Técnica Soter, que visa o estágio dos alunos do curso técnico em meio ambiente.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Domires dos Reis, a Mostra Ambiental e Cultural demonstrou o sucesso de toda a programação da semana de meio ambiente. “A participação recorde e envolvimento do governo municipal, das escolas, do ICMbio, Ceap, Clean Gestão Ambiental, Vale, imprensa e demais parceiros garantiram o sucesso da 14ª Semana de Meio Ambiente. Provocamos a população a sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental, e por isso nos sentimos desafiados a continuar as ações que foram propostas. Que os cuidados com o meio ambiente se tornem um hábito e que as pessoas evitem desperdícios, reaproveitem o material orgânico, não só durante a semana, mas todos os dias”, destacou.
A professora Antonia de Moura Fontes, 45 anos, que levou seus alunos para o encerramento da semana, disse que a mostra foi uma aula de educação ambiental para os estudantes e uma oportunidade para que eles se envolvessem com o meio ambiente.
A pequena Jaqueline Pereira Morais, 8, deixou seu recado. “Não podemos queimar a floresta e nem jogar lixo nos rios, porque senão os peixes vão morrer e também não teremos mais frutos”. Motivada pelo que viu, ela recitou parte de um poema do escritor Cleber Batistas, que merece reflexão: “E tudo é lindo e fico a imaginar que Deus criou a natureza tão bela para a gente amar”.

Mutirão de limpeza é realizado com participação de voluntários

Com a participação dos voluntários foi possível recolher 1,9 toneladas de lixo



Mais do que um mutirão de limpeza, o evento, que reuniu uma diversidade de voluntários na última quarta-feira (3), como parte da programação da 14ª Semana de Meio Ambiente, foi uma verdadeira aula de conscientização ambiental.
Com a participação de cerca de 120 voluntários, entre eles estudantes da rede pública e privada, Grupo Abadá Capoeira, agentes de saúde, Clean Gestao Ambiental, Corpo de Bombeiros, jovens ambientalistas e comunidade em geral, foi possível recolher das margens do igarapé Ilha do Coco 1,9 toneladas de lixo, no perímetro próximo a uma das pontes do bairro Liberdade.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, além da limpeza da margem do igarapé, o evento visou despertar na população a preocupação com o meio ambiente, de forma a envolvê-la na causa ambiental.
“Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para não mais jogar lixo no rio e convidá-la para ser aliada na causa da preservação ambiental, uma vez que é importante o esforço não só do poder público, como também de cada pessoa, na construção de uma cidade com mais qualidade de vida”, destacou o secretário, aproveitando para agradecer, de forma especial, aos voluntários, que foram sensíveis à causa e que garantiram o sucesso do evento.
Para a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Hadla Silva, o mutirão de limpeza demonstrou o interesse da comunidade pelas questões ambientais. “A diversidade de voluntários confirmou que a cada dia ela se desperta para a importância da preservação ambiental”, enfatizou Hadla, complementando que parte do lixo recolhido será exposta na IV Mostra Cultural e Ambiental, que deverá sensibilizar a comunidade para se preocupar mais com nossos recursos hídricos.
O professor Pedro Jaques, 38 anos, que levou seus alunos para o mutirão de limpeza, enfatizou que o momento era de uma aula prática de cidadania. “O objetivo não foi apenas contribuir com a limpeza, mas despertar a consciência ecológica dos alunos, do ponto de vista da ação concreta”, frisou.Para o voluntário Henrique da Silva dos Santos, 12, fazer a limpeza do rio é “uma forma de contribuir um pouquinho com o meio ambiente”. Já a moradora e voluntária Analícia Nunes Leda, 34, falou que envolver a comunidade é um passo para sensibilizá-la.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Formatura da 3ª turma do Programa Jovem Ambientalista

As ambientalistas apresentaram suas experiências adquiridas durante o curso
O secretário Domires Reis disse que a formatura da terceira turma é uma celebração para o meio ambiente

Os ambientalistas saíram com os certificados nas mãos

Como parte da programação da 14ª Semana de Meio Ambiente, ocorreu na última quinta-feira (4) a formatura da 3ª turma do Programa Jovem Ambientalista (PJA), do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).
Participaram da cerimônia o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Alves dos Reis; o chefe da Floresta Nacional de Carajás, Frederico Drummond; José Pedro Azevedo, coordenador do Ceap; Andrea Carvalho, coordenadora do PJA; representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed); entre outros.
Em seu pronunciamento, Domires dos Reis falou da importância da turma de jovens ambientalistas para o município, destacando que após ter conhecido o trabalho que os estudantes realizam não teve dúvidas que o governo municipal deveria incentivar ainda mais esses alunos. “Então, juntamente com o Conselho de Meio Ambiente, decidimos oferecer aos jovens ajuda financeira para custeio de despesas como o transporte”.
O secretário acrescentou ainda que a formatura da terceira turma é uma celebração para o meio ambiente, para Secretaria de Meio Ambiente e para toda comunidade, pois esta ganhará um grupo de ambientalistas preocupados em proteger a qualidade de vida da cidade. Na ocasião, Domires agradeceu a participação dos jovens ambientalistas na realização da 14ª Semana do Meio Ambiente.
Na oportunidade, José Pedro reconheceu o esforço de Domires dos Reis e do Conselho de Meio Ambiente em ter conseguido aprovar a ajuda de custo aos jovens ambientalistas, ressaltando que investir na formação de consciência ambiental é um grande passo para a qualidade de vida da população.
Para Andrea Carvalho, a turma entrou no grupo seleto das pessoas com formação ambientalista que cuidam do meio ambiente. “Fazer sua parte na construção de um mundo melhor e mais justo é a grande missão do ambientalista”, declarou a coordenadora do PJA, reforçando que “vamos juntos, porque juntos somos fortes”.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Educação ambiental e doação de mudas na portaria da Flona

No ato do recebimento da muda, a comunidade assinou termo de compromisso, se comprometendo a cuidar da árvore
Doação de mudas à comunidade

Turma de jovens ambientalistas que realizou educação ambiental na portaria

Os jovens ambientalistas abordaram ônibus, carros e pessoas que trasitavam na portaria na atividade de educação ambiental





As atividades educação ambiental e doação de mudas na portaria da Floresta Nacional de Carajás (Flona) marcaram o segundo dia da programação da Semana de Meio Ambiente, na última terça-feira (2).
Os jovens ambientalistas iniciaram o trabalho de conscientização ambiental, às 6 horas da manhã, com abordagem em ônibus, carros e às pessoas que transitaram na portaria da Flona, enquanto que a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) doava mudas de plantas aos visitantes à tenda, localizada em frente à portaria.
A exposição de lixo recolhido pelos jovens ambientalistas, em 3 quilômetros da Flona, foi uma forma de chamar a atenção da população sobre os impactos que ela causa ao meio ambiente.
Segundo a coordenadora do Programa Jovem Ambientalista, Andréa Carvalho, a ideia de expor o lixo em mural foi levar a comunidade a refletir sobre os impactos ambientais, de forma a sensibilizá-la da importância da conservação da Flona. A coordenadora destacou ainda que a sensibilização ambiental feita pelos jovens ambientalistas também serviu como aula prática aos alunos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, acrescentou que o objetivo do evento, além de sensibilizar os usuários do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás sobre a importância da preservação ambiental, visou melhor informar a comunidade sobre os benefícios do programa, bem como buscar aliados em favor do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
O chefe da Flona e analista ambiental do ICMBio, Frederico Drummond, complementou que a proposta de realizar a educação ambiental na entrada da Floresta Nacional de Carajás foi favorecer a aproximação da cidade com a floresta, através da consolidação de ações diretas e práticas de conscientização ambiental.O morador Sandro Munis, 36 anos, que foi abordado pelos educadores ambientais, achou de extrema relevância o trabalho de conscientização. “O fato de estarmos no meio de uma área de preservação necessita que seja feito frequentemente trabalho de educação ambiental, uma vez que poucas pessoas têm consciência ecológica”, destacou.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Abertura solene da 14ª Semana de Meio Ambiente reúne grande público

Centenas de pessoas prestigiaram o seminário de abertura da semana
Palestrante professor Doutor Valedez Pizzaro

Prefeito Darci Lermen disse que cuidar do meio ambiente tem sido um compromisso do governo municipal

Com o objetivo de proporcionar um debate amplo e consistente da necessidade de se buscar alternativas para o equilíbrio nos aspectos sociais, culturais e ambientais do município, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira, às 18h, às atividades da 14ª Semana de Meio Ambiente, com seminário “Sustentabilidade Amazônica – Gestão Ambiental e Produção mais Limpa.
O evento além de ter reunido várias autoridades locais, contou com a presença de estudantes universitários, alunos de escolas técnicas e comunidade em geral, que lotaram as dependências da Câmara Municipal.
Em seu pronunciamento, na abertura do evento, o prefeito Darci Lermen lembrou que antigamente o cuidado com o meio ambiente era visto de forma romântica, mas que hoje é uma questão de sobrevivência.
“Cuidar do meio ambiente significa cuidarmos de nós mesmos. Por isso, é preciso investir em tecnologias e desenvolver práticas que garantam a sustentabilidade de nossas riquezas”, enfatizou Darci Lermen.
O prefeito destacou ainda a preocupação que a administração municipal está tendo com as questões ambientais. “O lançamento da coleta seletiva, a construção do futuro aterro sanitário, a recuperação e proteção das margens do igarapé Ilha do Coco e a construção da orla são algumas iniciativas que demonstram o compromisso de nosso governo com a causa ambiental”, lembrou.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, buscar alternativas que garantam a sustentabilidade é um compromisso que deve ser adotado por cada um. “Nosso desafio é harmonizar o social, o econômico e o ambiental. Desenvolver políticas de sustentabilidade tem sido um compromisso e desejo do Governo Cidadão”, frisou o secretário, que na oportunidade agradeceu a participação da comunidade, que tem valorizado e se conscientizado da importância da preservação ambiental.
O chefe da Floresta Nacional de Carajás (Flona) e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Frederico Drumond, reconheceu o esforço da prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, pelo desenvolvimento de trabalhos de conscientização ambiental que visam a sustentabilidade.
“A sociedade precisa se capacitar para alcançar o desenvolvimento sustentável. O segundo passo é colocar em prática o aprendizado, na busca pelo equilíbrio social, econômico e ambiental”, destacou o ambientalista.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), José Rinaldo de Carvalho, falou da preocupação que as empresas hoje têm com meio ambiente. “A busca pela conciliação de desenvolvimento econômico e ambiental, uma exigência mundial, tem levado as empresas a produzirem de forma mais sustentáveis”.
A palestra foi ministrada pelo professor venezuelano, doutor em Ciências Ambientais, Jorge Valdez Pizzaro, que de forma bastante criativa envolveu o grande público.
De acordo com o professor, gestão ambiental e produção mais limpa consistem no desenvolvimento de procedimentos mais sustentáveis, que visam a minimização de impactos ambientais.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

14ª SEMANA DE MEIO AMBIENTE


A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente, irá promover no período de 01 a 05 de junho de 2009 a XIV Semana de Meio Ambiente, com tema “Sustentabilidade Amazônica”.
Este evento, além de ser um convite a população a fazer uma reflexão sobre o que ela tem feito com o meio em que vive, visa conscientizar e despertar na comunidade o interesse e o compromisso com as questões ambientais do município, a partir de comportamentos sustentáveis.
Com uma vasta programação, a XIV Semana de Meio Ambiente vai envolver alunos da rede pública e privada, além de escolas técnicas, universidades, empreendedores e população em geral, sendo que sua culminância se dará na IV Mostra Ambiental e Cultural, com premiação dos melhores trabalhos e apresentações.
A Semana de Meio Ambiente é um evento realizado em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente e em Parauapebas já se tornou tradição, com grande participação da comunidade. Abaixo programação detalhada da semana.

Programação:
01/06/09 – Seminário com o tema Sustentabilidade Amazônica: Gestão ambiental e produção mais limpa.
Local: Câmara Municipal
Horário: 18h
Palestrante: Prof. Dr. Jorge Valdez Pizzaro
Público alvo: Autoridades municipais, universitários, estudantes de nível técnico e empresários.

02/06/09 - Educação Ambiental com panfletagem e doação de mudas
Local: Portaria da FLONA
Horário: 6h às 16h
Público alvo: Usuários do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás, transeuntes da Estrada Raimundo Mascarenhas e Comunidade em geral.


03/06/09 – Grande mutirão de limpeza dentro e na margem do igarapé Ilha do Coco
Local: Perímetro das ruas Vinicius de Moraes e Perimetral Norte – Bairro Liberdade
Horário: 8h às 12h
Público alvo: Comunidade em geral

04/06/09 - Formatura da turma Jovem Ambientalista
Local: Ceup
Horário: 19h
Público alvo: Autoridades locais e comunidade em geral

05/06/09 - Mostra Cultural e Ambiental
Local: Praça de Eventos
Horário: 08h às 22h
Público alvo: Artesãos, entidades não-governamentais, estudantes e comunidade em geral.