quinta-feira, 23 de julho de 2009

Semma realiza trabalho de educação ambiental para visitantes da Floresta nacional de Carajás

Poucas pessoas já tinham ouvido falar do Programa de Uso Público da Flonaca
Os educadores ambientais abordaram os visitantes na fila de solicitação de autorização

Qualquer pessoa com documento de identificação pode solicitar autorização na portaria

Nas férias do mês de julho o número de emissão de autorização para visita à Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) aumenta. Por isso, com o objetivo de sensibilizar esses visitantes sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente – Semma, iniciou na última terça-feira, 20, uma campanha educativa na Portaria da Vale.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, o trabalho educativo será realizado até o final do mês. “Nosso alvo é os usuários do Programa de Uso Público da Flonaca, uma vez que o número de visitantes à Carajás, no mês de férias, aumenta consideravelmente. Através de abordagem e entrega de panfleto, a equipe de estagiários da Semma deseja sensibilizá-los sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, especialmente, de uma área de preservação”, como é o caso da Floresta de Carajás, disse Hadla Silva.
A Coordenadora do Programa de Uso Público da Flonaca, Fabiana Oliveira, informou que no mês de julho a média de emissão de autorização pelo programa é 350 emissões por dia, durante a semana, e cerca de 600 nos finais de semana, destacando a importância do convênio firmado entre a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.
“O Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás foi uma importante conquista do Governo Cidadão. Sua criação facilitou o acesso da população à Carajás. Hoje qualquer pessoa pode adquirir autorização”, enfatizou Fabiana Oliveira.
A visitante da Flonaca, Francisca Silva, 43, que reside no município de Marabá, reconhece a relevância do programa. “Lembro da dificuldade do acesso à Carajás antes desse programa da Prefeitura de Parauapebas. Agora é uma facilidade visitar a Flonaca, que também é nossa”, falou sorridente a visitante.
Cláudia Borges, 33, gostou muito da iniciativa de se realizar um trabalho educativo na portaria. “Sei que tem muitas pessoas moram aqui e não sabem que residem próximo a uma belíssima floresta, que podem conhecer e que precisa ser preservada”, frisou a moradora.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Secretaria de Meio Ambiente em combate às queimadas

A participação da Polícia Militar e Secretaria de Urbanismo contribuíram para o sucesso da operação
Foram desativadas 05 caieiras

O maquinário recolheu madeira que seria utilizada na caieira

Para combater as queimadas urbanas, uma prática frequente em Parauapebas depois do fim das chuvas, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com as secretarias de Assistência Social (Semas) e Urbanismo (Semurb) e Polícia Militar, realizou na última sexta-feira (10) o desmonte de caieiras em várias localidades da cidade.
De acordo com a secretária interina de Meio Ambiente, Fabiana Oliveira, o objetivo da ação conjunta é garantir a eficácia da atuação dos fiscais de meio ambiente.
“Ainda iremos lançar a campanha de prevenção e combate às queimadas urbanas, mas as ações que visam coibir as práticas de queimadas já começaram. A equipe de fiscalização da Semma está realizando um intenso trabalho de fiscalização. Com o apoio da população, que tem denunciado, e das secretarias de Assistência Social, Urbanismo e Polícia Militar, estamos alcançando bons resultados”, informou a secretária.
Segundo o fiscal de Meio Ambiente, Adeildo Lima da Silva, nesta última operação foram desativadas 5 caieiras situadas em vários pontos da cidade, cujos infratores já tinham sido notificados sobre as penalidades a que estavam sujeitos.
“A atividade de caieiras urbanas é expressamente proibida no Art. 87 da Lei 4.283/04, tanto para fins comerciais quanto para uso doméstico, uma vez que prejudica a saúde pública. A prática dela pode gerar multa e apreensão de equipamentos”, esclareceu o fiscal.
A assistente social Imara Santos Correia, que acompanhou o desmonte das caieiras, informou que os infratores em vulnerabilidade econômica serão encaminhados para os programas da Secretaria de Assistência Social, bem como para a bolsa de emprego.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Prefeitura de Parauapebas oferece estágio curricular para ambientalistas

A Coordenadora de Educação Ambiental Hadla Silva, à direita, verificará se o canditado inscrito à vaga preenche atende os requisitos para realização do estágio.

A exigência de estágio curricular de escolas técnicas, para muitos estudantes, é uma tarefa nada fácil. Por isso, com o objetivo de dar oportunidade aos alunos da área ambiental, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com base no Convênio 04/09, firmado com a Soter, está oferecendo estágio para preenchimento de 10 vagas.
De acordo com secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, as vagas estão sendo oferecidas somente para os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, uma vez que a oferta é resultado de um convênio firmado com a escola. “Com o estágio, a prefeitura espera não só estar contribuindo com a formação dos alunos, como também deseja aproveitar o conhecimento dos estudantes em ações práticas, como, por exemplo, na campanha de prevenção e combate a queimadas urbanas, que a Semma iniciará em julho”, disse o secretário.
A coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, explica que os alunos interessados devem procurar a Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH), localizada na Av. Tocantins nº 36, bairro Rio Verde, para providenciar inscrição ao estágio, até 10 de julho.
O preenchimento das vagas se dará por ordem de chegada dos candidatos, que ficam sujeitos aos critérios de seleção da Secretaria de Meio Ambiente. “Se o estagiário não se adequar aos requisitos da Semma, ele será substituído por outro escrito à vaga”, destacou Hadla Silva.
O estágio será realizado no período de 13 de julho a 18 de setembro de 2009, com expectativas para a realização de novas ofertas de vagas aos demais alunos inscritos. O referido convênio entre a prefeitura e a Soter foi firmado na ocasião da realização da 14ª. Semana do Meio Ambiente.