quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Campanha Respire – eu quero ar puro está nas ruas

Além de orientar à comunidade, os educadores registram denúncias
Cerca de trinta educadores estão fazendo visitas domiciliares

Lançada na última segunda-feira, 10, a campanha Respire – Eu quero ar puro, de prevenção e combate às queimadas urbanas, já está nas ruas. Uma equipe de educadores ambientais iniciou nesta terça-feira, 11, os trabalhos de sensibilização sobre danos provocados pelas queimadas ao meio ambiente e à saúde pública, com visitas domiciliares.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, o trabalho de sensibilização de porta em porta em alguns bairros, além de promover uma maior interação com a comunidade, é uma oportunidade para a população fazer suas reclamações, bem como a equipe de educadores conhecer in loco as dificuldades dos moradores relacionadas às queimadas.
“A parceria com o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas – CEAP e o convênio firmado com a Escola Técnica Sóter, têm favorecido mais agilidade e alcance das ações da campanha. As parcerias têm indicado que o cuidado com o meio ambiente, quando feito em conjunto, traz bons resultados”, afirmou Domires.
A moradora do bairro União, Rizonete Santos, 41, disse que acha muito importante as ações de conscientização sobre os males provocados pelas queimadas. “Não queimo lixo em minha casa, porque acho um desrespeito com os vizinhos, que muitas vezes tem idosos e crianças com problemas respiratórios. Todos deviam fazer o mesmo”, enfatizou.
O Secretário aproveitou a oportunidade e convidou a população para participar da Secretaria Itinerante, a ser realizada nesta sexta-feira, 14, às 9h, na Praça da Cidadania, de prevenção e combate às queimadas urbanas, ressaltando que “a Secretaria Itinerante é uma forma de o Governo Cidadão ir ao encontro do povo e momento de interação com a comunidade, demonstrando sua transparência.
Na ocasião, os educadores ambientais irão fazer visita domiciliar para esclarecimentos sobre a ilegalidade das queimadas.
Dias de campanha:
Dia 18/08/09 – Bairro Nova Vida: Rua Afonso Arino, em frente à Assembléia de Deus.
Dia 21/08/09 – Bairro Vila Rica, na rua Havana com a Santa Marta.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lançada Campanha Respire, Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas

Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis
O evento reuniu secretários e secretários municipais.


Jovens ambientalistas e estagiários realizaram educação ambiental de porta em porta

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente – Semma, lançou nesta segunda-feira, 10, a campanha Respire – Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas urbanas, no bairro Liberdade II. O evento reuniu secretários municipais, vereadores, além de jovens ambientalistas e estagiários da Semma.
Em seu pronunciamento, o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, falou da importância das parcerias firmadas com as Secretarias de Saúde – Semsa, Assistência Social – Semas e Corpo de Bombeiros.
“A campanha Respire – Quero Ar Puro, além de ter como objetivo sensibilizar à comunidades sobre os malefícios das queimadas à saúde, visa chamar a atenção da comunidade para o aquecimento global. Iremos realizar, paralelamente às atividades de fiscalização, um trabalho de educação ambiental, destacou o Secretário, que na oportunidade agradeceu a participação dos jovens ambientalistas, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas, e a equipe de estagiários da Semma, que irão realizar o trabalho educativo em casa em casa, bem como em algumas escolas.
O Secretário de Saúde, Evaldo Benevides, enfatizou sobre a preocupação do Governo Cidadão com a saúde dos munícipes. “As queimadas urbanas provocam sérios danos à saúde, como bronquite, pneumonia, tosse, e quando a Prefeitura se preocupa com essa prática, manifesta preocupação com a saúde”, disse o Secretário.
De acordo com o representante do Corpo de Bombeiros, Marcos Lameira, além de está combatendo os incêndios, o Corpo de bombeiros está incentivando a população a denunciar, bem como repreender os infratores. “Não queremos apenas ter uma atitude reativa em relação às queimadas, mas sim preventiva, com a participação da comunidade”, enfatizou.
O Vereador Raimundo Vasconcelos reforçou a necessidade do envolvimento da comunidade na campanha. “Não basta somente a Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros estarem empenhados na prevenção de incêndios. É preciso que toda a comunidade também se envolva no combate às queimadas”, frisou.
Após o cerimonial de lançamento da campanha, uma equipe de 26 educadores ambientais, entre eles estagiários da Semma e jovens ambientalistas, foram visitar moradores do bairro para falar sobre a campanha e da necessidade da participação de cada um.
“A população é a maior prejudicada com as queimadas, principalmente as crianças. Às pessoas deviam se conscientizar sobre as doenças causadas pelos incêndios e procurar não fazê-los, pois é uma falta de respeito com a gente que fica exposta aos males”, disse a moradora do bairro Liberdade II, Mirian Santos, 32.
A Coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, informou que a campanha Respire será realizada, por meio da Secretaria Itinerante, nos bairros onde tem maior incidências de queimadas, como Nova Vida, Vila Rica e Rio Verde.
“A partir da realização de educação ambiental de porta em porta nesses bairros e em algumas escolas, esperamos sensibilizar os moradores sobre os males que são causados com a prática de queimadas.

domingo, 9 de agosto de 2009

Prefeitura de Parauapebas vai lançar Campanha de prevenção e combate às queimadas

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), vai lançar na próxima segunda-feira, 10, a Campanha Respire – Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas urbanas. A solenidade de lançamento será realizada na Rua Pedro Miranda, no bairro Liberdade II, às 8h, com a participação de autoridades locais.
A partir da parceria firmada com as Secretarias Municipal de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas) e Corpo de Bombeiros, a campanha terá como principal objetivo conscientizar a população sobre os males que as queimadas urbanas causam a saúde, bem como adverti-la sobre às penalidades cabíveis.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, com o fim das chuvas, vários focos de queimadas já foram identificados pela equipe de fiscalização ambiental da Semma, bem como denunciados pela população, em que crianças e idosos são os maiores prejudicados.
“Entendemos que essa situação, além de ser um problema ambiental trata-se, também, de uma questão de saúde pública, uma vez que, são várias as doenças decorrentes da fumaça de queimadas, como bronquite, asma, pneumonia, tosse e outras, que a população fica exposta”, disse o Secretário.
A Coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, explicou que a campanha será realizada com a parceria das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Corpo de Bombeiros, visando atingir, principalmente, os bairros periféricos.
De acordo com a coordenadora, a Semsa irá dar apoio na parte educativa, conscientizando sobre os malefícios das queimadas à saúde, já que muitas das incinerações são domésticas. A Semas encaminhará, se necessário, às famílias que realizam caieiras clandestinas aos programas da Secretaria, e Semma, além de orientar a população sobre os danos que as queimadas causam ao meio ambiente, irá realizar um trabalho intenso de fiscalização, sendo que o Corpo de Bombeiros dará apoio nessas operações, finalizou Hadla.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ICMbio apresenta proposta para Termo de Referência do Projeto Serra Sul

Durante a reunião os conselheiros manifestaram suas opiniões
Frederico Drumond ao lado do gerente ambiental do Projeto Serra Sul


Convocada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), foi realizada na última terça-feira (04), na Casa de Cultura de Canaã, uma reunião extraordinária do Conselho da Floresta Nacional de Carajás. O motivo do encontro dos conselheiros foi a apresentação do Termo de Referência para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referentes às unidades de lavra e beneficiamento de minério de ferro do Projeto Serra Sul, localizado na Província Mineral de Carajás.
Estiveram presentes conselheiros de diversas instituições, tais como UFPA, UFRA, CREA, Simetal, Acip, OAB, Infraero, além do Secretário de Meio Ambiente de Parauapebas, Domires Reis, Vereador Wolner Wagner, Prefeito de Canaã, Anuar Alves, Secretária de Meio Ambiente de Canaã, Nilva Marques, bem como ICMbio e representantes da Vale
A proposta do Termo de Referência, elaborado pelo IBAMA, foi apresentada pelo Gerente Ambiental do Projeto Serra Sul, Abraham Assayag, a fim de que os conselheiros presentes tomassem conhecimento dos procedimentos e critérios para a elaboração do EIA e RIMA do projeto. Em seguida o Chefe da Floresta Nacional de Carajás e Analista Ambiental do ICMBio, Frederico Drumond, apresentou algumas sugestões de acréscimos à proposta.
“Queremos compartilhar nossa sugestão de acréscimo ao Termo de Referência do IBAMA e ouvir o conselho, para que possamos chegar a um denominador comum, e assim, conseguirmos sugerir medidas que minimizam os impactos ambientais que serão conseqüentes do projeto Serra Sul”, destacou o Chefe da Floresta.
Após as intervenções e sugestões dos conselheiros, finalmente foi aprovada por unanimidade a proposta de acréscimo do ICMBio ao Termo de Referência do IBAMA, que entre outras modificações, foi sugerido que o estudo de impacto ambiental deve responder, objetivamente, se a manutenção de alguns ecossistemas não será comprometida com a execução do projeto.
Para o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, a participação do conselho é fundamental no acompanhamento da elaboração do EIA e RIMA, que serão feitos após da aprovação e elaboração do Termo de Referência. “Com o conselho ciente dos procedimentos e critérios adotados nesses documentos ele terá uma atuação mais consistente na realização de suas atribuições.