quarta-feira, 31 de março de 2010

Campanha de Combate à poluição sonora

Depois de ter lançado a Campanha de Combate à poluição sonora 2010, na última segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) dá início, agora , aos trabalhos educativos, que visam alertar a população sobre o problema ambiental.
A partir da próxima segunda-feira, 05, iniciam as blitz, com entrega de panfletos nos principais pontos da cidade.

05/04 – Blitz na Rua 10, esquina com a Rua F, às 8h00.
06/04 – Blitz no sinal do início da Rua do Comércio, às 8h00.
07/04 – Blitz no sinal próximo ao posto Sol Poente, às 8h00.

terça-feira, 30 de março de 2010

Lançada campanha de combate a poluição sonora 2010


Autoridades que se pronunciaram
Na última segunda-feira, 29, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), lançou a campanha de combate à poluição sonora 2010. A novidade deste ano é que a Semma, em parceria com as Polícias Civil e Militar e Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT) vai intensificar as ações de fiscalização, com plantão de 24 horas.

O evento contou com a participação de Secretários municipais, representantes do poder legislativo, além de membros do Conselho de Meio Ambiente (Comam) e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

O Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, destacou a importância da parceria com outros órgãos fiscalizadores e informou que o combate à poluição sonora vai ser intensificado a partir do mês de abril.
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, agora com seu quadro de fiscais aumentado e com o recurso de 6 decibelímetros a mais, trabalhará em regime de plantão, fiscalizando 24h. Com o apoio do DMTT e das polícias civil e militar, esperamos reduzir significativamente o número de ocorrências de poluição sonora.

De acordo com o Secretário, além das ações de fiscalização, a Semma vai realizar, constantes atividades educativas nas escolas e palestras com proprietários de bares/similares e carros publicitários.
“É importante destacarmos, que os resultados que já alcançamos, é graças ao apoio do Governo Cidadão, que nos tem dado respaldo para conduzir um trabalho sério em favor do sossego público”, informou.

O Capitão Raimundo Nonato Miranda, da Polícia Militar, parabenizou a postura da Semma, frente ao problema ambiental, destacando a relevância da parceria firmada com os demais órgãos fiscalizadores.
“Quando se divide responsabilidades em favor de uma causa, se alcança o resultado esperado, que é bem servir a comunidade”.

Para o Diretor de Polícia Civil, André Albuquerque, faz-se necessário, além do envolvimento dos órgãos fiscalizadores (DMTT, Polícias Civil e Militar), a efetiva participação do Ministério Público e do poder legislativo municipal.

A Vereadora Percília Martins, reforçou, também, a importância do Ministério Público, como aliada na causa de combate à poluição sonora, e informou que a Câmara Municipal estar à disposição, no que se refere à criação de leis que favoreçam o sossego público.

Na ocasião de lançamento da campanha o Secretário Domires Reis apresentou e entregou à imprensa e autoridades presentes, relatório das atividades realizadas pela Secretaria no ano passado, bem como o planejamento 2010.

Cerca de 1500 mudas foram plantadas na 14ª Semana da Árvore

Entrega dos certificados aos formandos do ProgramaJovem Ambientalista 2009
A Coordenadora executiva do Projeto Igarapé Ilha do Coco apresentou os resultados alcançados

Autoridades presentes
Uma cidade mais verde e mais bonita. Essa foi a proposta da 14ª Semana da Árvore de Parauapebas, que teve suas atividades encerradas na última sexta-feira, 26/03, com a apresentação dos resultados do Projeto Igarapé Ilha do Coco, formatura dos Jovens Ambientalistas 2009 e apresentação da nova turma.
Com o tema Preserve ou ficará só na lembrança, a 14ª Semana da Árvore mobilizou centenas de voluntários no plantio de mudas na margem do Igarapé Ilha do Coco e no Igarapé “Bueiro”, localizado nas proximidades da entrada da Palmares I. Ao todo foram plantadas mais de 1500 mudas na cidade e doadas mais outras mil.

Na solenidade de encerramento, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, revelou a satisfação dos resultados alcançados na semana.
“Encerramos as atividades da 14ª Semana da Árvore com a satisfação de estar cumprindo a nossa missão. Com a participação da população plantamos mais de 1500 mudas e através do Projeto Adote uma Árvore, doamos mais outras mil e até iniciar as atividades da Semana de Meio Ambiente, que comemoramos em junho, a Semma irá continuar plantando. Nossa meta é deixar Parauapebas uma cidade mais verde e mais bonita”, declarou.

Por ocasião da Formatura dos Jovens Ambientalistas, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), o Secretário Domires Reis destacou a importância dos jovens ambientalistas nas atividades educativas no município, parabenizando a turma de formandos e desejando sucesso a nova classe.


Projeto Igarapé Ilha do Coco - Resultado da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), o Projeto Igarapé Ilha do Coco, implementado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visa a recuperação e preservação das margens e nascentes desse igarapé. A meta é plantar 59 mil mudas de espécies nativas na área que corresponde a 93,91 hectares.
De acordo com a Coordenadora executiva do projeto, Fabiana Oliveira, com a participação de voluntários já foram plantadas mais de 30 mil mudas, sendo que as áreas plantadas contam com manutenção (replantio, roços, capinas, adubação, controle de pragas) e acompanhamento técnico periódico. A estimativa é que até 2011 sejam plantadas a parte restante.

Plantio e doação de mudas marcaram às atividades da 14ª Semana da Árvore na Palmares

A comunidade escolar participou ativamente do plantio

Doação de mudas de açai, murici e outras
Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, e representantes da comunidade local
Plantio de mil mudas e doação de outras mil à comunidade da Palmares I marcaram o segundo dia das atividades em comemoração a 14ª Semana da Árvore em Parauapebas. Mais de 300 pessoas, entre estudantes e comunidade local, participaram do plantio, realizado nas margens do Igarapé popularmente conhecido como “Bueiro”, localizado nas proximidades da entrada da Palmares I.

O Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, agradeceu o envolvimento da comunidade, que foi sensível à causa de recuperação do igarapé.
“Estou muito satisfeito com a disposição da comunidade da Palmares I, que aceitou o convide de colaborar com a recuperação do igarapé, pois quando a população contribui com o poder público o resultado aparece”, destacando que além de plantar, é importante que a comunidade assuma a responsabilidade de cuidar da muda, para que ela cresça e assim melhore a qualidade ambiental.

O Presidente da Associação de Moradores da Palmares I, José Beto Santos, reconheceu a relevância do plantio para a comunidade local.
“Fico muito feliz com parceria feita entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comunidade da Palmares e escola, no processo de recuperação do Igarapé Bueiro. Esperamos que juntos possamos fazer com que ele volte a ser o que era – uma área de lazer, onde tomávamos banho e nos divertíamos”, lembrou.

A Diretora da Escola Paulo Freire, Nilma Kely, entusiasmada com a atividade de plantio, chamou a atenção dos alunos para a importância do igarapé, para a população local, lembrando do tempo em que ele era uma área de lazer, que atraia muita gente, e da necessidade do comprometimento de cada um no cuidado com a muda plantada.

As atividades da 14ª Semana da Árvore encerram-se nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h00, no Ceup, com a apresentação dos resultados do Projeto Igarapé Ilha do Coco, formatura da turma de Jovem Ambientalista do ano passado e aula inaugural da nova turma, além de apresentações Culturais.

Educação Ambiental nas Escolas – A Secretaria Municipal de Meio ambiente, uma semana antes de iniciar as atividades da 14ª Semana da Árvore, realizou atividades educativas para conscientização do público escolar da importância da arborização urbana. Centenas de crianças e adolescentes participaram de palestras, além de atividades lúdicas, que garantiram o envolvimento e atenção deles.


quinta-feira, 25 de março de 2010

Prefeitura de Parauapebas dá início às atividades da 14ª Semana da árvore

Plantio
Apresentaçao cultural
Autoridades presentes


Com o tema “Preserve ou ficará só na lembrança”, a Prefeitura de Parauapebas, por Meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deu inicio na última quarta-feira, 24, às comemorações da 14ª Semana Árvore.

Participaram do evento, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis; Secretário de Administração Luis Vieira; Coordenador do CTRH, Alípio Mário; Coordenador do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Ricardo Matos; representantes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBIO), do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, além de estudantes e comunidade, que na ocasião prestigiaram a solenidade de abertura e realizaram o plantio de 300 mudas na margem do Igarapé Ilha do Coco, nas proximidades da ponte do bairro Liberdade.

O Secretário Municipal de Administração, que na ocasião representou o Prefeito Darci Lermen, destacou a preocupação do Governo Cidadão em proporcionar a melhoria da qualidade ambiental do município.
“O Governo Cidadão reconhece a importância do cuidado com o meio ambiente. Por isso, Parauapebas é um dos poucos municípios que possui uma Secretaria que cuida e desenvolve políticas de preservação ambiental. No entanto não basta só o empenho do governo. É preciso que a comunidade colabore, com a adoção de medidas simples, como não jogar lixo no chão, plantar árvore, ou mesmo, através de denúncias de crimes ambientais”, enfatizou o Secretário.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, destacou a importância das atividades da semana.
“Cada de um de nós tem a missão de preservar o meio ambiente. Se não é possível preservar 100%, pelo menos temos que adotar medidas mitigadoras para compensação dos impactos ambientais provocados. E as atividades da 14 semana da árvore tem essa missão.
Domires destacou, ainda, a relevância da participação da comunidade na preservação ambiental.
“Com a colaboração da população, retiramos no inicio desse mês, cerca de duas toneladas de lixo das margens do igarapé. E o sucesso desse evento foi graças a participação dos voluntários”, agradeceu o Secretário, que na ocasião desafiou a população para adotar uma muda e assim tornar Parauapebas uma cidade mais verde e bonita.
Na oportunidade, mais uma vez, o Secretário justificou a autorização da retirada das árvores na escola Chico Mendes, destacando que o corte das mesmas era necessário porque elas estavam comprometendo a estrutura física do colégio e, principalmente, colocando em risco os alunos, bem como lembrou que a condição para a autorização do corte das árvores foi condicionada ao plantio de 5 novas mudas para cada árvore retirada. Além disso, o Secretário informou que a Semma vai realizar plantio, em vários pontos da Cidade, até a Semana de Meio Ambiente, em parceria com a população.
O analista ambiental do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Marcos Vinícius, parabenizou o trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente estar desenvolvendo na comunidade, destacando a importância do envolvimento da juventude nas atividades de preservação ambiental.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Blitz e feira educativa marcam o Dia Mundial da Água em Parauapebas

Blitz educativa
Dicas de uso consciente da água

Autoridades presentes

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizaram no último sábado, 20/03, na Praça de Eventos, blitz e feira educativa em favor do uso consciente da água. Com o tema O desperdício da água não é um problema só seu, universitários, alunos de escolas técnicas e servidores da Semma, alertaram a população sobre a importância de se evitar desperdício, com exposições e dicas para o uso racional da água.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, o Dia Mundial da Água não poderia deixar de ser comemorado em Parauapebas.
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reconhece a grandeza do tema em questão e a importância da conscientização da população, no sentido de sensibilizá-la sobre a necessidade de se evitar desperdício e de se valorizar os recursos hídricos”, destacou.

De acordo com o Secretário, é importante que a população se dê conta que a adoção de métodos e ações simples fazem toda a diferença quando o assunto é meio ambiente, como não deixar a torneira ligada, enquanto escova os dentes, usar o balde ao invés da mangueira na hora de lavar o carro e outros.

O Gestor da Saaep, Edvandro Cabral, que também esteve na atividade educativa, aproveitou a oportunidade para esclarecer a população sobre o reajuste tarifário que as contas de água tiveram no mês de fevereiro.
“É importante destacarmos que a conta de água em Parauapebas estava com defasagem tarifária a mais de 10 anos. Entretanto, é importante esclarecermos também que para que aplicássemos tal reajuste, inicialmente fizemos um levantamento do custo da água, desde o seu tratamento até a chegada nas residências, como energia, mão-de-obra, encanação etc, e feito isso, encontramos um valor justo para a tarifa”, lembrou o Gestor, que na ocasião, informou que a nova ETA resolverá 80% o problema de abastecimento de água na cidade.

O Desperdício – Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender seu consumo (higiene e alimentos). No entanto, em Parauapebas, de acordo com a Saaep, esse número chega a 254 litros diários por pessoa, ou seja, um desperdício de mais de 100%. Para se ter idéia do problema de desperdício de água no Município, a Saaep produz 28 milhões de litros de água por dia, o que daria para abastecer 255 mil munícipes, porém mais da metade dessa água escoa pelo ralo do desperdício.


sexta-feira, 19 de março de 2010

14ª SEMANA DA ÁRVORE

Com o tema “Preserve ou ficará só na lembrança”, este ano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai comemorar a 14ª Semana da Árvore, a ser realizada no período de 24 a 26/03. Evento tradicional no calendário ambiental do município, a semana da árvore, ao longo dos anos vem promovendo a melhoria da qualidade ambiental em Parauapebas. Confira a programação e participe.

Data: 24/03/10
Local: Ponte do B. Liberdade
Horário: 8h
Evento: Abertura solene da Semana
Plantio de mudas
Educação Ambiental
Lançamento da cerca
Identificação da área

Data: 25/03/10
Local: Igarapé da entrada da Palmares I
Horário: 9h
Local: Plantio na Palmares I

Data: 26/03/10
Local: CEUP
Horário: 18h
Evento: Solenidade de encerramento da Semana
Resultados do Projeto Igarapé Ilha do Coco
Apresentações Culturais
Formatura do Jovem Ambientalista
Aula inaugural nova turma
Doação de sementes

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prefeitura dá inicio a construção da cortina verde ao redor do lixão

O Secretário de Meio ambiente Domires Reis participou ativamente do plantio
O plantio foi feito por servidores e estagiários da Semma


Na última quarta-feira, 17, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), dando continuidade ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), deu início ao plantio ao redor da área do lixão. O objetivo é construir uma cortina verde ao redor da área.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, o objetivo da cortina verde, que é uma exigência do TAC, é mitigar os impactos paisagísticos da área.
“A meta é plantar 6.500 mudas ao redor de toda a área e assim fechar totalmente o muro com a vegetação. A parte superior será fechada com eucalipto, e a parte inferior, com a espécie sabiá, que cobrirá todo o muro”, destacou.
Na oportunidade, o Secretário informou que no próximo dia 21 irá viajar com uma comitiva composta pelo Secretário Municipal de Urbanismo, Marivaldo Cruz, e representantes da Secretaria de Obras e SAAEP, além de alguns membros da comunidade, para visitar o aterro sanitário de Salvador (BA), que é referência no Brasil. Segundo ele, após a aprovação da área, se dará inicio ao processo de licenciamento e instalação do aterro sanitário.

Ação conjunta – O cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, que tem por objetivo garantir a adoção de procedimentos necessários para implantação de medida de controle ambiental na área do atual lixão e a implantação do aterro sanitário, está sendo realizado em parceria com as Secretarias de Obras (Semob), Urbanismo (Semurb) e Secretaria de Assistência Social (Semas). Em cumprimento ao TAC já foram retiradas as famílias do lixão e construído um muro em volta da área e nesta semana, o plantio para a construção da cortina verde.

terça-feira, 16 de março de 2010

NOTA DE RESPOSTA

Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), vem através desta, esclarecer a população o motivo da retirada de árvores existentes na Escola Chico Mendes, tendo em vista o mal entendido decorrente desta ação.

Primeiramente é importante informar que o corte das referidas árvores foi em atenção a solicitação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ante a preocupação por parte deste órgão para com a segurança tanto dos alunos e funcionários da escola como da integridade das instalações de ensino. Ressalta-se ainda que em vistoria prévia, efetuada por esta SEMMA, foi observada a possibilidade de queda de galhos ou mesmo das próprias árvores, seja em razão de tempestades como pelo estado fitossanitário de muitas destas.

No que tange a decisão desta SEMMA, foi assumida uma posição preventiva e de precaução, pautada no peso de valores, à saber: vida humana e instalações de ensino X espécies arbóreas de possível substituição.

Um fator relevante e de destaque, para o fundamento da autorização de corte, está no fato de muitas árvores, não só apresentarem risco, em razão de queda, mas comprometerem o piso das calçadas e salas, pela expansão das raízes e de possuírem seus troncos com inclinação voltada aos prédios e distâncias entre estes com menos de dois metros.

Somam-se às justificativas, a razão das espécies existentes não serem próprias para arborização de instrumentos públicos, e da prévia manifestação, por esta SEMMA, ao requerente, de que não haveria apenas o corte, mas sim a SUBSTITUIÇÃO das árvores à serem suprimidas.

Entretanto, lamentamos que a ausência de comunicação prévia, por parte da empresa e da SEMED, ao público escolar, e de uma ação gradativa de supressão, tenham causado um “mal estar” à população discente e local.

Salientamos que esta SEMMA, tem plantado mais de vinte mil mudas de árvores, e tem previsão de plantar mais de mil mudas na 14º Semana da Árvore, as quais serão próprias e adequadas para o local de plantio. E a própria escola que teve 06 (árvores), com estado fitossanitário comprometido, e com grau de risco considerável de queda, será contemplada com o plantio de mudas adequadas para o local.

Reiteramos que a Secretaria de Meio Ambiente em momento algum foi negligente frente a relevância de tais árvores, tanto que condicionou a retirada das mesmas ao plantio de outras 5 mudas para CADA UMA retirada.

SALIENTA-SE a segurança dos alunos e da instituição de ensino, bem como a nítida possibilidade de substituição das árvores, ter sido os valores principais observados por esta SEMMA.

segunda-feira, 15 de março de 2010

INFORME - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai realizar no dia 20/03, em parceria com a SAAEP, universitários, alunos de escolas técnicas, jovens ambientalistas e estagiários da Semma, blitz educativa com panfletagem e Secretaria Itinerante. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do uso racional da água. Esse evento será realizado a partir das 8h, na Praça de Evento.

Mais de 150 voluntários participaram do mutirão de limpeza

Foram recolhidos diversos resíduos, entre animais em decomposição, pedaços de tv, ventilador e outros

O Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, agradeceu os voluntários


Cerca de 150 participaram do mutirão de limpeza

Aproximadamente duas toneladas de lixo foram recolhidas

Cerca de duas toneladas de lixo e mais de 15 m3 de entulhos. Esse foi o resultado do mutirão de limpeza, realizado na última sexta-feira, 12/03, pela Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O evento, que foi uma verdadeira ação de cidadania, mobilizou mais de 150 voluntários, entre estudantes, jovens ambientalistas, corpo de bombeiros, DMTT, Clean Gestão Ambiental e voluntários em geral, na margem do Igarapé Ilha do Coco, localizada no perímetro próximo à ponte Bairro Liberdade.

Durante 3 horas, os voluntários, com o a apoio de retroescavadeira, roçadeira e um barco recolheram os mais diversos resíduos, como animais em decomposição, pedaços de sofá, tv, ventilador e outros.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, que esteve na ação, agradeceu os voluntários, que foram sensíveis a causa, e destacou a importância da colaboração de cada um, no processo de recuperação do igarapé Ilha do Coco, lembrando como ele era a 20 anos atrás – uma área de lazer bonita, onde às pessoas podiam tomar banho e se divertir.

“Estamos numa batalha para reverter esse quadro e devolver a função social do igarapé. Nossa meta é plantar cerca de 59 mil mudas nas margens do Ilha do Coco e já plantamos mais de 20 mil”, informou o Domires, destacando que na programação da semana da 14ª Semana da Árvores, serão plantadas uma estimativa de mil mudas, na área onde foi feito a limpeza.
Segundo o Secretário, o crescimento populacional atípico de Parauapebas, agrava os impactos ambientais dos recursos hídricos, que ficam vulneráveis a aterros e poluição, já que passam no meio da cidade.
De acordo com a professora Nelci Harmel, que mobilizou seus alunos para participar do mutirão, a limpeza do igarapé foi uma excelente aula prática de conscientização ambiental. E para o estudante, Agnaldo Ávila Junior, 18 anos, momento de colaboração com o meio ambiente.
A moradora Aldenir Noleto de Sousa, 37, se lamenta pelo fato de que são moradores de outras localidades, na maioria das vezes, os responsáveis pela poluição do igarapé.
“Quase sempre a gente ver, pessoas que moram longe, jogar animais mortos e entulhos no rio. E nós que residimos aqui perto é que somos os prejudicados”.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Mutirão de limpeza mobilizará comunidade

Educação ambiental feita de porta a porta

Turma de estagiários
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou na última quarta-feira, 10, os trabalhos de educação ambiental na comunidade residente próximo a margem do Igarapé Ilha do Coco, localizada no entorno da ponte do Bairro Liberdade. O objetivo é sensibilizar os moradores sobre a importância da preservação do igarapé e mobilizá-los para participar do mutirão de limpeza.

Os trabalhos educativos estão sendo realizados pela nova turma de estagiários da Secretaria, composta de 20 estudantes, que além de esclarecerem dúvidas da comunidade, estão apresentando o projeto de recuperação e proteção das margens do igarapé Ilha do Coco, bem como mobilizando os moradores para participar do mutirão de limpeza, que a Semma vai realizar, na sexta-feira, 12.

“A campanha educativa está sendo feita porta a porta, com o intuito de que a comunidade, através do educador ambiental, conheça melhor o projeto do igarapé e seja parceira nos trabalhos de recuperação das margens e nascentes do Ilha do Coco”, informou Hadla.

O morador José Godofredo Rodrigues, 44, gostou muito da iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente.
“Acho muito importante os trabalhos de educação ambiental, em defesa dos rios e igarapés, pois muitas pessoas não sabem ou se esquecem que elas são as maiores prejudicadas com a poluição dos rios, já que além do lixo contaminar a água, obstrui as nascentes e com as chuvas provocam as enchentes”, enfatizou o morador do Bairro Liberdade.

Mutirão de limpeza – O mutirão de limpeza será realizado nesta sexta-feira, 12, a partir das 8h00, na margem do igarapé, próximo à ponte do Bairro Liberdade, em parceria com a Secretaria de Urbanismo, Corpo de Bombeiros Clean Gestão Ambiental, alunos de escolas técnicas, universitários, jovens ambientalistas e voluntários da comunidade em geral.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Convite - Mutirão de limpeza

Cerca de 150 voluntários participaram do mutirão

Mutirão de limpeza realizado ano passado - Cerca de 2 toneladas de lixo foram recolhidas

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convida você estudante, ambientalista e comunidade em geral, para participar de um grande mutirão de limpeza das margens do igarapé Ilha do Coco, a ser realizado nesta sexta-feira, 12/03, às 8h00, próximo à ponte do bairro Liberdade.

Seja você também um voluntário dessa importante ação em defesa do igarapé Ilha do Coco. Participe! Faça sua parte!

Prefeitura Municipal de Parauapebas. Nossa gente, nosso futuro.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Secretaria Estadual de Meio Ambiente pretende firmar parceria de cooperação com Parauapebas

Secretário de Meio Ambiente Domires Reis e equipe técnica da Sema e Semma

Buscar firmar parceria de cooperação para o fortalecimento da atuação do Estado nas demandas municipais. Esta foi a pauta da reunião realizada pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Meio (Sema) com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nesta última quinta-feira, 04.

Participaram da reunião o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, Sarah Saissim, Coordenadora de Gestão Compartilhada e Regionalizada, Clézio Fonseca, Técnico pedagogo da Coordenadoria Educação Ambiental.

Dentre os principais pontos discutidos, foi destacada a importância da atuação do Estado nas atividades do município.

“Nosso objetivo é conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo município e suas dificuldades, para que possamos apresentar propostas de cooperação, a fim de fortalecermos a gestão e atuação do Estado em Parauapebas, de forma que juntos possamos por em prática a resolução 079/09, do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), que dispõe sobre o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada com fins ao fortalecimento da gestão ambiental, mediante normas de cooperação entre os Sistemas Estadual e Municipal de Meio Ambiente”, ressaltou a Coordenadora de Gestão Compartilhada e Regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sarah Saissim.

Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, apresentou as atividades desenvolvidas pela Semma, destacando os trabalhos educativos, como as campanhas de educação ambiental em combate a poluição sonora, queimadas urbanas, secretarias itinerantes, bem como o projeto de Recuperação do Igarapé Ilha do Coco e principais problemas enfrentados pela Semma. “A cooperação do Estado será muito bem-vinda. Sem dúvidas fortalecerá os trabalhos que já desenvolvemos na comunidade”, declarou o Secretário.

O Pedagogo de Educação ambiental, Clézio Fonseca, destacou a importância da parceria do Estado nas realizações das atividades de educação ambiental, citando os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), que de acordo com ele, são realizados em parceria com os municípios, com vistas ao fortalecimento das políticas ambientais locais. Além do CIAS, o pedagogo apresentou o projeto Circuito Ambiental, que tem como objetivo a realização de uma semana de atividades educativas, envolvendo municípios vizinhos.

Como encaminhamento a Secretária Estadual sugeriu a elaboração de uma agenda de atividades para a realização do Circuito Ambiental e outras atividades educativas, que envolva alunos, instituições e comunidade.

“Quando existe a parceria do Estado com o município, as atividades ganham mais expressividade e é possível construir programas com atividades continuadas”, afirmou Clézio, que na oportunidade parabenizou a Semma pelos trabalhos que vem desenvolvendo na comunidade.

Kit ambiental – De acordo com a Sarah Saissim, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente vai entregar para Secretaria Municipal um kit contendo decibelímetro, câmera digital, moto, computador e impressora, para a realização das atividades dos departamentos de fiscalização e licenciamento ambiental. Esses recursos ainda estão em processo de licitação.



quarta-feira, 3 de março de 2010

Semma inicia nova turma de estágio curricular

A nova turma é composta por 20 estagiários
Coord. Hadla Silva, Secretário de Meio Ambiente Domires Reis e Interina Fabiana Oliveira

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) deu inicio nesta última segunda-feira, 01, ao estágio curricular da nova turma de alunos da área ambiental. Na ocasião foram apresentados aos estagiários os departamentos e atividades desenvolvidas pela Secretaria, bem como a parte burocrática do funcionamento do estágio.

O Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, falou da expectativa da parceria da nova turma na realização das atividades, assim como apontou as principais atribuições dos departamentos e trabalhos desenvolvidos pela Semma, que na oportunidade parabenizou os estudantes pela iniciativa, desejando sucesso e muito aprendizado.

“A partir de agora temos cada um de vocês como parceiros do meio ambiente”. Ao longo do estágio vocês irão notar que os desafios de nossos departamentos: educação ambiental, fiscalização, licenciamento e áreas verdes são muitos, assim como irão perceber que a contribuição de cada um faz significativa diferença na qualidade ambiental do município”, destacou o Secretário.

A Coordenadora de Educação Ambiental, Hadla Silva, esclareceu algumas dúvidas sobre a celebração do convênio.

“Atualmente a Prefeitura possui o convênio de estágio, não remunerado, apenas com a Soter, tendo em vista que foi a única escola técnica que manifestou interesse em firmar parceria conosco. É importante destacar que esse interesse deve partir das escolas. Assim, as demais instituições de ensino que tiverem interesse podem também pleitear junto a prefeitura essa parceria, enfatizou a Coordenadora.

A estagiária Maria Joscilene Barros Leite, 25 anos, entusiasmada, falou sobre sua expectativa em realizar o estágio.
“Será uma oportunidade de ampliação dos meus conhecimentos e esclarecimentos de dúvidas, assim como momento oportuno para eu contribuir um pouquinho com a qualidade ambiental do nosso município, uma vez que vou sair da teoria e entrar na prática. Fazer o estágio na Semma é uma oportunidade de conhecer quase a totalidade dos problemas ambientais de Parauapebas, desde a fiscalização até o licenciamento ambiental, concluiu.