terça-feira, 27 de abril de 2010

Programa de Uso Público da Flonaca completará 4 anos

Cerca de 600 autorizações são emitidas nos finais de semana e feriados
Para solicitar autorização é necessário, apenas, apresentação de documento de identificação


Cerca de 400 autorizações são emitidas por dia pela Prefeitura de Parauapebas na portaria da Floresta Nacional de Carajás. Nos finais de semana e feriados esse número aumenta para uma média de 600 autorizações. Resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o então Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), hoje, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Programa de Uso Público da Floresta de Carajás tem beneficiado tanto à população local, quanto a visitantes de outros municípios. Esta conquista do Governo Cidadão, em 16/06 completará 04 anos de funcionamento.
Quem morava em Parauapebas em anos anteriores a 2006, ano que foi celebrado convênio com o IBAMA, reconhece a importância desse programa e se lembra das dificuldades de se conseguir uma permissão para ir ao Núcleo Urbano.
“Antigamente era muito complicado subir para Carajás. Lembro, que como não conhecia nenhum morador de lá, tinha de ir à Câmara dos Vereadores para pedir autorização e nem sempre conseguia, diz a moradora Maria, que reside em Parauapebas a mais de 17 anos.
Antes do programa da Prefeitura, somente moradores do Núcleo Urbano de Carajás e autoridades locais eram habilitados a emitir autorização, e com isso, o ingresso a Floresta de Carajás era restrito a uma pequena parte da população, isto e, um privilégio de poucas pessoas.
“Era um processo muito burocrático. Quem queria ir ao banco, ao cineteatro e ao zoológico, dependia da autorização que alguém ia emitir, e isso demorava muito. Com o programa de uso publico da floresta, o acesso foi desburocratizado e hoje adquirir uma permissão para ir a Carajás é questão de minutos”, disse Anderson George, estudante universitário.
Atualmente, qualquer pessoa que quer conhecer as riquezas e belezas da Floresta Nacional de Carajás, pode requerer autorização junto aos servidores da Secretaria de Meio ambiente, que estão à disposição na portaria da Vale para realizarem esse trabalho. O interessado só precisa apresentar documento de identificação.
Criação do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás
O Programa de Uso Público da Flonaca foi divulgado no Diário Oficial da União de 07 de agosto de 2006. No entanto, a Floresta foi aberta para visitação, a partir da solenidade de abertura, realizada em 16/06/06.
O Programa de Uso Público da Flonaca consiste em um dos programas do Governo Cidadão que visa a inclusão social, com ênfase às atividades de educação ambiental, lazer e turismo, com bases sólidas no atendimento humanizado da população em geral, de maneira a permitir o ingresso controlado de pessoas na área para caminhadas em trilhas ecológicas, visitas ao Parque Zoobotânico de Carajás e ao Cineteatro.
No entanto, a constituição do programa ficou de ser concretizada em três etapas. A primeira, que se se refere à permissão para visita ao Parque Zoobotânico e ao Núcleo Urbano de Carajás já está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Entretanto a segunda, que se refere à realização de caminhadas em trilhas ecológicas e visitas à cachoeiras e cavernas, assim como a terceira etapa, que diz respeito à visita em áreas de mineração e turismo de aventura, atualmente ainda se encontra em fase de discussão com o Instituto Chico Mendes, para subseqüentemente iniciar-se à visitação efetivamente.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ações de combate à poluição sonora

A Prefeitura de Parauapebas está intensificando os trabalhos de combate à poluição sonora. Paralelo às atividades educativas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado constantes fiscalizações noturnas, em atendimento às denúncias de poluição sonora, feitas pela comunidade, ou verificadas pela equipe de fiscais.

Para atender a demanda, a Semma, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar e DMTT estão trabalhando em plantão de 24h. Para se ter idéia do problema de poluição sonora no município, nos finais de semana o número de denúncia chega a ser mais de 15 por noite.

Campanha de combate à poluição sonora, Barulho Não.
Órgãos fiscalizadores: Semma (3346-1456), Polícia Civil (3346-8189), Polícia Militar (3346-7510), DMTT (3356-0611).

Às denúncias em horário noturno devem ser feitas somente para o disk denúncia: 3346 – 2250 e para o telefone 3356 – 0611.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Prefeitura realiza palestra com donos de bares para combater poluição sonora

Coordenadora de educação ambinetal, Hadla Silva e autoridades presentes
Os proprietários de bares esclareceram dúvidas diretamente com os representantes dos orgãos fiscalizadores

Desde o lançamento da campanha de combate à poluição sonora 2010, a Prefeitura de Parauapebas está realizando intensas atividades educativas, para alertar a população sobre esse problema ambiental. Na última sexta-feira (9), ocorreu palestra com proprietários de bares e similares, com o objetivo de apresentar a campanha e esclarecer dúvidas sobre as penalidades previstas para quem desobedecer aos níveis sonoros permitidos.
Para reforçar a atividade educativa, participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis; o delegado de polícia André Albuquerque e o capitão PM Raimundo Miranda, que explicaram e tiraram dúvidas dos proprietários de bares sobre poluição sonora e o horário de funcionamento desses estabelecimentos.
Domires Reis agradeceu a presença dos donos de bares e lamentou a ausência dos que faltaram, afirmando que o objetivo do encontro era apresentar a campanha de combate à poluição sonora, para conscientizar sobre o problema ambiental e alertar sobre as penalidades decorrentes dela. "Lamentamos que alguns não atenderam ao nosso pedido e não compareceram. No entanto, ficamos felizes com a presença dos que vieram, pois isso demonstra que estão dispostos a estarem de acordo com a lei", disse.
O secretário lembrou aos empresários que os trabalhos de combate à poluição sonora têm a finalidade de ordenar e não de prejudicar nenhum empreendimento. "É importante destacar que nosso objetivo é ordenar e não fechar nenhum empreendimento. Não queremos prejudicar ninguém, apenas sugerir que quem esteja em desacordo com níveis sonoros permitidos se adeque e desempenhe suas atividades, respeitando o direito da comunidade de ter sossego".
O delegado André Albuquerque enfatizou a necessidade do combate ao problema ambiental no município, devido ao elevado número de denúncias.
"Para se ter ideia do problema, de 4 denúncias feitas ao disque denúncia 3 são de casos de poluição sonora. Daí a necessidade dos órgãos fiscalizadores se unirem para combater essa prática".
O capitão Raimundo Miranda falou da importância do trabalho de conscientização ambiental, uma vez que população tem que saber da gravidade desse impacto ambiental e procurar estar de acordo com os níveis sonoros permitidos no município.
Após a palestra educativa, ministrada pela educadora ambiental Hadla Silva, os representantes dos órgãos fiscalizadores responderam aos questionamentos dos proprietários de bares.
Fiscalização
Na ocasião, Domires Reis informou que a equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as polícias Civil e Militar e DMTT, está trabalhando em três turnos, ou seja, em plantão de 24 horas para atender às denúncias na hora, bem como está realizando constantes ações de fiscalização noturna. (Beatriz

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Prefeitura de Parauapebas intensifica atividades educativas para combater a poluição sonora


Blitz Educativa nos semáforos


O barulho proveniente de carros publicitários, bares e som automotivo são os maiores responsáveis pela poluição sonora em Parauapebas, é o que aponta as denúncias recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Com o objetivo de coibir esse problema ambiental, depois de ter lançado a campanha de combate à poluição sonora 2010, Barulho Não, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando intenso trabalho de educação ambiental, a fim de alertar a população sobre o problema ambiental.

Nesta semana, realizou blitz educativa nos principais pontos da cidade e nesta sexta-feira, 09, realizará uma palestra educativa com os proprietários de bares e similares, na sala de videoconferência, do Centro Universitário de Parauapebas. Além disso, de forma bastante didática, por meio de peça teatral, a equipe de educadores da Semma vai conscientizar o público estudantil sobre os males provocados pela poluição sonora, devendo ainda acontecer palestra educativa com donos de carros publicitários.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, a Semma tem envidado todo esforço possível para minimizar os impactos causados pela poluição sonora, em que a principal estratégia é as ações de educação ambiental, por meio de palestras com os principais responsáveis pelo barulho e divulgação na mídia, de forma a atingir toda a população.

“É necessário que a comunidade saiba que tem direito ao sossego e que caso ela se sinta afetada pela poluição sonora, pode denunciar aos órgãos fiscalizadores e que os responsáveis pelo problema ambiental têm o dever de respeitar esse direito”, enfatizou.

O Secretário destacou ainda, que os trabalhos da campanha de combate à poluição sonora estão sendo feito em parceria com o DMTT e Polícias Civil e Militar e que as pessoas afetadas pelo barulho podem denunciar, pelos telefones, 3346- 1456 (Semma); 3356- 0611(DMTT); 3346-8187 (polícia civil) e (3346-4037 (polícia militar).

Fiscalização ambiental - Além das atividades educativas, Domires informou que a Semma intensificou as ações de fiscalização. De acordo com ele, a equipe de fiscais está capacitada, ampliada e com equipamentos suficientes para realizar às ações de combate a poluição sonora.

Convite


A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convida proprietários de bares e similares para participar de uma palestra educativa sobre poluição sonora, que será realizada nesta sexta-feira, 09, às 9h00, na sala de videoconferência, do CEUP.

Participe! Sua presença é de extrema importância para o sucesso de nossa campanha.

Campanha de combate à poluição sonora 2010, Barulho Não. Prefeitura Municipal de Parauapebas. Nossa gente, nosso futuro.