terça-feira, 29 de junho de 2010

Abertas inscrições para estágio curricular na área ambiental

Atividades educativas nas escolas feitas pela última turma de estagiários

Encontram-se abertas, até 12 de julho, as inscrições para estágio curricular na área ambiental, para o preenchimento de 10 vagas. O estágio terá início em 2 de agosto e encerrará no mês de novembro deste ano.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Mágela Adriana Mulato, explica que as inscrições ocorrem por ordem de chegada e que os alunos interessados devem procurar a Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH), localizada na av. Tocantins nº 36, bairro Rio Verde.

De acordo com a coordenadora, para ingressar no estágio o candidato à vaga deve ser aluno da escola técnica Soter e apresentar a seguinte documentação à Semma: certidão para estágio, termo de compromisso, seguro de vida (fornecidos pela escola técnica), fotos e documentos pessoais.

O estágio, não remunerado, que será realizado com base no convênio celebrado com a escola técnica Sóter, tendo em vista que foi a única que se mostrou interessada em firmar parceria com a prefeitura, até o momento, terá início em 2 de agosto, com previsão de término para o mês de novembro.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Parauapebas vai sediar encontro de meio ambiente da região de integração de Carajás

Nos próximos dias 19 e 20, o município de Parauapebas vai sediar o Encontro de Meio Ambiente da Região de Integração de Carajás. O evento, que reunirá os 12 municípios, será realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-PA) e o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).

Voltado para a valorização da cidadania ambiental, o encontro, cujo tema “As Mudanças Socioambientais e a Biodiversidade Amazônica” visa estabelecer um diálogo entre os participantes, a fim de aglutinar esforços e firmar parcerias com o objetivo de garantir a construção de ações estruturantes de fortalecimento e enraizamento da Educação Ambiental na Região de Integração de Carajás, bem como promover a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos pelo Poder Público, Instituições de Ensino e Pesquisa Públicas e Privadas , Sociedade Civil Organizada e Comunidades para salvaguardar a biodiversidade amazônica.

Participarão deste evento, representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, CEAP, EMATER, SAGRI, UEPA, UFPA e outros.

Programação:
No dia 19, a partir das 8h, no auditório da Valer (localizado ao lado da portaria da Flona) haverá uma mesa redonda com a temática “Perspectivas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará”, coordenada pela Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos e Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A partir das 14h, palestras referentes às políticas ambientais da região de Carajás, licenciamento florestal no Pará e o instrumento da outorga de direito de uso dos recursos hídricos, ministradas pela Sema/GETAF/DIREH/URES 3.

No dia 20, os participantes do evento, irão fazer uma visita à Floresta Nacional de Carajás, orientada pelo Centro de Educação Ambiental de Parauapebas.
Informações e inscrições na Secretaria Muncipal de Meio Ambiente - Tel: (94) 3346-1456

terça-feira, 15 de junho de 2010

Grande público prestigia V Mostra Cultural e Ambiental



No período de 07 a 10 de junho, a praça de eventos se transformou num verdadeiro cenário de manifestação cultural, na V Mostra Ambiental e Cultural de Parauapebas, realizada na programação da 15ª Semana do Meio Ambiente. Durante quatro dias centenas de pessoas se emocionaram com apresentações culturais e refletiram sobre os problemas ambientais do município.

Além das belíssimas paródias, desfiles, apresentações culturais e o quiz, realizados pelos estudantes da rede pública e privada, o público que visitou à mostra pode assistir às apresentações dos grupos, Kuarup, Projeto Pipa, Abadá Capoeira e Yauara, assim como curtiu com os shows musicais das bandas locais Tecnomania, Malícia do Pará, Forrozão Chocolate e da banda gospel Last Hour. O Grupo Patubatê, de Brasília, encerrou a programação.

Às exposições nos estandes trouxeram ao público diversos assuntos da área ambiental e objetos confeccionados a partir materiais recicláveis. Na tenda “estação do conhecimento”, por exemplo, os estudantes da Universidade Federal do Pará chamaram a atenção dos visitantes com alguns animais silvestres empalhadas, que foram vítimas de atropelo na estrada de Carajás e com curiosidades sobre algumas serpentes. O ICMBio, através de panfletos e banners, expõe sobre o gavião real, espécie rara, e o mosaico Carajás, área que a instituição monitora e fiscaliza para manter conservada a biodiversidade.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, apresentou à comunidade o projeto igarapé Ilha do Coco, a campanha de combate à poluição sonora “Barulho Não, assim como os trabalhos desenvolvidos por ela, nos departamentos de licenciamento ambiental, áreas verdes e fiscalização.

No espaço “amigo do meio ambiente”, os jovens ambientalistas, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas, levaram ao público um pouco da biodiversidade da floresta de Carajás e uma mostra dos trabalhos educativos desenvolvidos por eles. Estas e outras exposições levaram a comunidade a refletir sobre às questões ambientais do município.
A novidade da mostra deste ano foi a I Expoverde, onde foram expostas mudas ornamentais e frutíferas por empresas da área, e a brinquedoteca, onde a garotada se divertiu com jogos educativos e ainda ganhou grátis pipoca e algodão doce.

Escolas vencedoras da V Mostra Ambiental e Cultural.
Em uma competição bastante acirrada, as escolas vencedoras da V Mostra Ambiental e Cultural foram as seguintes. Na modalidade Apresentação cultural quem conquistou o 1º lugar foi a escola Bom Pastor; O 2º lugar foi para o colégio Plácido de Castro e o 3º ficou para a escola Paulo Freire.
Na modalidade Desfile, os 1º, 2° e 3º lugares foram respectivamente para as escolas Plácido de Castro, Bom Pastor e Pitágoras. Já no concurso de paródia e o quiz, respectivamente, as colocações das referidas modalidades foram: 1º lugar, Escolas Bom Pastor e Pitágoras; 2º colocação: Paulo Freire e Evolução e o 3º lugar, nas duas modalidades, quem conquistado pelo Plácido e Castro.
As escolas que conquistaram os primeiros lugares nas modalidades acima referidas foram premiadas com Tv, câmera digital, rádio e outros.
Musicalidade sustentável - Nas mãos dos músicos Fernando Mazoni, Fred Magalhães e do DJ Leandronik, do grupo Patubatê, que encerrou a programação da 15ª Semana do Meio Ambiente, sucata não era lixo, era música. Tonéis de ferro, baldes de plástico, escapamentos de automóveis, chapas de zinco, panelas, latas de refrigerante, eletrocalhas ou peças de caminhão tiveram um destino muito curioso - toda esta sucata virou instrumento musical. Nesta transformação, os músicos apresentaram um novo conceito: a musicalidade sustentável, onde a consciência e a reflexão foram voltadas para o meio ambiente e entretenimento, que chamou muito a atenção do público.

V Mostra Ambiental e Cultural

Apresentações culturais
Show musical de bandas locais



Belíssimas apresentações....
Muita criatividade Exposições nos estandes

Belíssimas e emocionantes apresentações culturais, exposição em estandes, trabalhos artísticos e show musical marcam o primeiro dia da V Mostra Ambiental e Cultural de Parauapebas, que se iniciou nesta segunda-feira, 07, e que vai até o dia 10, na praça de eventos, em comemoração a 15ª Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como tema ‘Biodiversidade é vida – Parauapebas no ano internacional da biodiversidade.

Realizada em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (CEAP), Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Clean Gestão Ambiental, Adelisp, CTP, Viveiro Ipê e Viveiro São Geraldo tem o propósito de chamar a atenção da população para importância da conservação da biodiversidade, levando a comunidade a refletir sobre os problemas decorrentes da falta de cuidado e valorização da riqueza da nossa fauna e flora.

“A mostra ambiental tem um importante papel de provocar na sociedade uma discussão a respeito dos problemas ambientais do município, bem como desempenha a função de despertar na população o interesse pelas questões ambientais, onde cada cidadão é convidado a assumir sua responsabilidade frente aos impactos provocados ao meio ambiente”, informou o Secretário de Meio Ambiente Domires Reis.

Para a Pedagoga e Diretora, Jane Braga, a mostra ambiental é uma excelente oportunidade para que as crianças e os adolescentes mostrem um pouco do que têm aprendido, já que segundo ela, essa é geração que mais tem discutido e estudado assuntos relacionados ao meio ambiente.

V Mostra Ambiental e Cultural – Quem foi à mostra, sem dúvida alguma, se emocionou com as belíssimas apresentações culturais de reflexão sobre a ação do homem ao meio ambiente, como extinção de animais, aquecimento global, poluição dos rios etc. e pôde aprender um pouco mais com as exposições nos estandes, que trouxe ao público diversos assuntos da área ambiental e objetos confeccionados com materiais reciclados. A novidade da mostra desse ano é a I Expoverde, onde estão sendo expostas mudas ornamentais e frutíferas, por empresas da área, e a brinquedoteca, onde a garotada se diverte com jogos educativos e ainda ganha grátis pipoca e algodão doce.

A Mostra Ambiental e Cultural, além de entregar troféus às melhores apresentações, nas modalidades: desfile, paródias, apresentações culturais e quiz, irá premiar as escolas vencedoras com tvs, máquina digital, rádio e outros.

Grande caminhada marca inicio das atividades da 15ª Semana do Meio Ambiente

Com faixas e cartazes nas mãos, centenas de pessoas realizaram a caminhada pela biodiversidade
Autoridades presentes

No dia internacional do meio ambiente, (05/6), a Prefeitura de Parauapebas deu inicio às atividades em comemoração a 15ª Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como “Biodiversidade é vida – Parauapebas no ano internacional da biodiversidade. Com faixas e cartazes nas mãos, centenas de pessoas, entre autoridades locais, estudantes e representantes de diversas instituições, participaram de uma grande caminhada em favor da biodiversidade e em comemoração aos 4 anos de abertura da Floresta Nacional de Carajás (Flonaca).

Os participantes se concentraram da rua 10 e partiram em direção a portaria da Flona de Carajás, chamando a atenção da população para a importância da conservação da biodiversidade.

“Hoje festejamos aos 4 anos de abertura da flonaca, que foi possível graças a parceria firmada com o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, que acreditou e defendeu a idéia de que a floresta de Carajás é de todos. Preservá-la é o nosso maior desafio. Esperamos que esta emocionante caminhada se torne um marco em direção ao cuidado com a nossa biodiversidade e em defesa do meio ambiente, declarou o Secretário Domires Reis.

O Chefe da Flonaca, Frederico Drumonnd, enfatizou que a floresta é pública e que é importante que a comunidade a conheça para saber valorizá-la e a protegê-la, ela que é um verdadeiro santuário da biodiversidade.

Programa de Uso Público da Floresta de Carajás
Resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o então Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), hoje, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Programa de Uso Público da Flona, desburocratizou o acesso à Serra dos Carajás. Atualmente, pessoas de diversas localidades do Brasil e do exterior visitam o núcleo urbano. Em apenas 4 anos de funcionamento do programa já foram emitidas cerca de 600 mil autorizações.
Este é dos programas do Governo Cidadão que visa a inclusão social, com ênfase às atividades de educação ambiental, lazer e turismo, com bases sólidas no atendimento humanizado da população em geral, de maneira a permitir o ingresso controlado de pessoas na área para caminhadas em trilhas ecológicas, visitas ao Parque Zoobotânico de Carajás e ao Cineteatro.

Ano internacional da biodiversidade
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU, como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Estabelecida durante a realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países membros signatários integrantes, a CDB goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.