sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ação conjunta para combater poluição sonora

Os fiscais fizeram abordagens de carros de propaganda nas ruas do Comércio, JK e Sol Poente


Devido ao elevado número de denúncias recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), referentes à poluição sonora proveniente de carros publicitários, nesta quarta-feira, 16/02, a equipe de fiscalização da Semma, em parceria com a Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) realizou ação conjunta com o objetivo de cadastrar e orientar os condutores de carros de propaganda.

De acordo com a coordenadora de fiscalização da Semma, Arlete Boaventura, nesse primeiro momento a equipe de fiscais está cadastrando os carros publicitários que transitam na cidade e orientando os condutores com base na Resolução do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que determina que o nível sonoro dos carros publicitários não ultrapasse os 80 decibéis em área aberta.

“Depois de feito o cadastro e a orientação dos proprietários de carros de propaganda, a equipe de fiscalização vai intensificar aos trabalhos para combater a prática irregular”, destacou a Coordenadora de fiscalização.

Segundo um lojista da Rua do Comércio, muitos carros de propaganda exageram no volume. “O barulho dos carros publicitários incomoda muito. Alguns abusam do volume e muitas vezes a gente nem consegue falar no telefone e nem atender bem o cliente. Acredito que só com constantes fiscalizações é que esse problema será resolvido”, disse o comerciante.

Resolução COMAN:
A Resolução 002/08, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, com base no Código de Posturas do município e no Conselho Nacional de Trânsito, determina que os veículos de propaganda “reduza o volume a zero na distância mínima de 500 metros de escolas, bibliotecas, hospitais, repartições públicas e outras áreas consideradas de silêncio”.
Segundo ainda a resolução, os responsáveis pelos carros publicitários que estiverem em desacordo com as determinações dela devem ser autuados e os veículos apreendidos até sua total regulamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário