sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Semma ministra palestra sobre Áreas de Preservação Permanente


As Áreas de Preservação Permanente (APP), por determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) são áreas que devem ser conservadas porque são imprescindíveis para a preservação dos recursos hídricos, a estabilidade geológica e a manutenção da fauna.

Para assegurar a preservação de APPs do município, como a mata ciliar de mananciais, nascentes e encostas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou nesta quinta-feira, 17/02, na comunidade do Cedere I, uma palestra sobre essas Áreas, ministrada pela Coordenadora do departamento de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Semma, Elidiane Pereira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação das APPs.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ginaldo Rodrigues, que esteve presente na atividade educativa, destacou a relevância da ação.
“A Semma tem uma proposta de envolver a comunidade nas questões ambientais do município. Daí a necessidade da realização de atividades educativas, que além de orientar é um convite à comunidade a preservar o meio ambiente, em parceria com o poder público”, destacando que esse cuidado deve ser uma prática diária.

De acordo com o Diretor da escola Antonio Vilhena, Edson Benedito, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente em trazer esse assunto para comunidade foi muito válida.
“Falar de Áreas de Preservação Permanente na vila Cedere é de extrema relevância, porque é uma realidade da localidade. A população dessa comunidade vive em fazendas, sítios, onde tem rios e córregos e ela pode aplicar o que foi aprendido”, destacou.

Resolução CONAMA – De acordo com a Resolução 303/02, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso de água. Por exemplo, rios com menos de 10 metros de largura devem ser preservados 30 metros de cada lado, rios com 10 a 50 metros de largura, 50 metros em cada margem.

Secretaria itinerante - Essa palestra, ministrada na comunidade do Cedere I, faz parte da programação do projeto Secretaria Itinerante, que visa levar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para os bairros, a fim de aproximar a população das questões ambientais. A próxima palestra sobre APP será realizada no dia 25/02, na comunidade 18 de Outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário