terça-feira, 27 de abril de 2010

Programa de Uso Público da Flonaca completará 4 anos

Cerca de 600 autorizações são emitidas nos finais de semana e feriados
Para solicitar autorização é necessário, apenas, apresentação de documento de identificação


Cerca de 400 autorizações são emitidas por dia pela Prefeitura de Parauapebas na portaria da Floresta Nacional de Carajás. Nos finais de semana e feriados esse número aumenta para uma média de 600 autorizações. Resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o então Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), hoje, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Programa de Uso Público da Floresta de Carajás tem beneficiado tanto à população local, quanto a visitantes de outros municípios. Esta conquista do Governo Cidadão, em 16/06 completará 04 anos de funcionamento.
Quem morava em Parauapebas em anos anteriores a 2006, ano que foi celebrado convênio com o IBAMA, reconhece a importância desse programa e se lembra das dificuldades de se conseguir uma permissão para ir ao Núcleo Urbano.
“Antigamente era muito complicado subir para Carajás. Lembro, que como não conhecia nenhum morador de lá, tinha de ir à Câmara dos Vereadores para pedir autorização e nem sempre conseguia, diz a moradora Maria, que reside em Parauapebas a mais de 17 anos.
Antes do programa da Prefeitura, somente moradores do Núcleo Urbano de Carajás e autoridades locais eram habilitados a emitir autorização, e com isso, o ingresso a Floresta de Carajás era restrito a uma pequena parte da população, isto e, um privilégio de poucas pessoas.
“Era um processo muito burocrático. Quem queria ir ao banco, ao cineteatro e ao zoológico, dependia da autorização que alguém ia emitir, e isso demorava muito. Com o programa de uso publico da floresta, o acesso foi desburocratizado e hoje adquirir uma permissão para ir a Carajás é questão de minutos”, disse Anderson George, estudante universitário.
Atualmente, qualquer pessoa que quer conhecer as riquezas e belezas da Floresta Nacional de Carajás, pode requerer autorização junto aos servidores da Secretaria de Meio ambiente, que estão à disposição na portaria da Vale para realizarem esse trabalho. O interessado só precisa apresentar documento de identificação.
Criação do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás
O Programa de Uso Público da Flonaca foi divulgado no Diário Oficial da União de 07 de agosto de 2006. No entanto, a Floresta foi aberta para visitação, a partir da solenidade de abertura, realizada em 16/06/06.
O Programa de Uso Público da Flonaca consiste em um dos programas do Governo Cidadão que visa a inclusão social, com ênfase às atividades de educação ambiental, lazer e turismo, com bases sólidas no atendimento humanizado da população em geral, de maneira a permitir o ingresso controlado de pessoas na área para caminhadas em trilhas ecológicas, visitas ao Parque Zoobotânico de Carajás e ao Cineteatro.
No entanto, a constituição do programa ficou de ser concretizada em três etapas. A primeira, que se se refere à permissão para visita ao Parque Zoobotânico e ao Núcleo Urbano de Carajás já está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Entretanto a segunda, que se refere à realização de caminhadas em trilhas ecológicas e visitas à cachoeiras e cavernas, assim como a terceira etapa, que diz respeito à visita em áreas de mineração e turismo de aventura, atualmente ainda se encontra em fase de discussão com o Instituto Chico Mendes, para subseqüentemente iniciar-se à visitação efetivamente.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber as populações beneficiadas da Floresta Nacional de Carajás - PA.

    ResponderExcluir