quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

2011 é o ano Internacional das Florestas


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas. Com o tema “Florestas para o povo“, exaltando o papel das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo, o principal objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta.
A idéia é promover durante todo o ano ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas do mundo, mostrando que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta, como a perda da biodiversidade e agravamento das mudanças climáticas.
Em Parauapebas, o ano internacional das florestas ganha grande relevância, tendo em vista que no município estão localizadas 05 Unidades de Conservação: a Floresta Nacional de Carajás, Área de Proteção Ambiental do Igarapé do Gelado, a Reserva Biológica Tapirapé, a Floresta Nacional Tapirapé-Aquiri e a Floresta Nacional Itacaiúnas, que compõem hoje o denominado Mosaico da Província de Carajás. Essas unidades são administradas pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.
Em atenção a declaração da ONU, este ano os trabalhos educativos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma terão sempre a preocupação de tratar de assuntos relacionados com a importância da preservação das florestas.

2 comentários:

  1. ESTE TEMA É DE SUMA IMPORTÂNCIA!AS FLORESTAS SÃO NOSSOS CORAÇÕES E PULMÕES.
    MAS O QUE MAIS PRECISAMOS FAZER É A PRÁTICA.
    NOSSO PLANETA ESTÁ PASSANDO POR INÚMERAS DIFICULDADES, QUE INCORREM NO DESCASO DO HOMEM PARA COM A NATUREZA, QUE É O SEU HABITAT NATURAL, ESSENCIAL!
    E NÓS FALAMOS, FALAMOS E MUITO POUCO PRATICAMOS.ENQUANTO ALGUMAS ENTIDADES, DÃO O GRITO DE ALERTA, ABRAÇAM A TERRA, OS DEMAIS, PRINCIPALMENTE, O ESTADO, PRATICA A"LEI DE PILATOS", CRIA A LEI E LAVA SUAS MÃOS DIANTE DAS LIDERANÇAS, QUE SÃO MINORIAS, A COMBATER A DIZIMAÇÃO EM MASSA DAS NOSSAS FLORESTAS E ACABAM MORRENDO EM EMBOSCADAS!
    HOJE TEMOS SOMENTE 8% DE NOSSA MATA ATLÂNTICA PRESERVADA!
    MEU DEUS , AONDE CHEGAREMOS??? E A NOSSA RESPONSABILIDADE AOS QUE VÊM CHEGANDO AO PLANETA(NOSSAS CRIANÇAS)???

    ResponderExcluir
  2. QUANDO TEREMOS FISCALIZAÇÃO SUFICIENTE PARA COIBIR OS MALEFÍCIOS E DESMATAMENTOS, NESTE PAÍS? NOSS PAÍS É IMENSO! AS AUTORIDADES SABEM, QUE A FALTA DE EFETIVA FISCALIZAÇÃO, LEVA O CRIME AMBIENTAL SE TORNAR PODEROSO. COMO ASSISTIMOS TODOS OS DIAS NOS NOTICIÁRIOS.
    IMAGINEM, O QUE NÃO É DITO, OU PUBLICADO, PELA FALTA DE FISCALIZAÇÃO...

    ResponderExcluir