quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lançada Campanha Respire, Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas

Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis
O evento reuniu secretários e secretários municipais.


Jovens ambientalistas e estagiários realizaram educação ambiental de porta em porta

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente – Semma, lançou nesta segunda-feira, 10, a campanha Respire – Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas urbanas, no bairro Liberdade II. O evento reuniu secretários municipais, vereadores, além de jovens ambientalistas e estagiários da Semma.
Em seu pronunciamento, o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, falou da importância das parcerias firmadas com as Secretarias de Saúde – Semsa, Assistência Social – Semas e Corpo de Bombeiros.
“A campanha Respire – Quero Ar Puro, além de ter como objetivo sensibilizar à comunidades sobre os malefícios das queimadas à saúde, visa chamar a atenção da comunidade para o aquecimento global. Iremos realizar, paralelamente às atividades de fiscalização, um trabalho de educação ambiental, destacou o Secretário, que na oportunidade agradeceu a participação dos jovens ambientalistas, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas, e a equipe de estagiários da Semma, que irão realizar o trabalho educativo em casa em casa, bem como em algumas escolas.
O Secretário de Saúde, Evaldo Benevides, enfatizou sobre a preocupação do Governo Cidadão com a saúde dos munícipes. “As queimadas urbanas provocam sérios danos à saúde, como bronquite, pneumonia, tosse, e quando a Prefeitura se preocupa com essa prática, manifesta preocupação com a saúde”, disse o Secretário.
De acordo com o representante do Corpo de Bombeiros, Marcos Lameira, além de está combatendo os incêndios, o Corpo de bombeiros está incentivando a população a denunciar, bem como repreender os infratores. “Não queremos apenas ter uma atitude reativa em relação às queimadas, mas sim preventiva, com a participação da comunidade”, enfatizou.
O Vereador Raimundo Vasconcelos reforçou a necessidade do envolvimento da comunidade na campanha. “Não basta somente a Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros estarem empenhados na prevenção de incêndios. É preciso que toda a comunidade também se envolva no combate às queimadas”, frisou.
Após o cerimonial de lançamento da campanha, uma equipe de 26 educadores ambientais, entre eles estagiários da Semma e jovens ambientalistas, foram visitar moradores do bairro para falar sobre a campanha e da necessidade da participação de cada um.
“A população é a maior prejudicada com as queimadas, principalmente as crianças. Às pessoas deviam se conscientizar sobre as doenças causadas pelos incêndios e procurar não fazê-los, pois é uma falta de respeito com a gente que fica exposta aos males”, disse a moradora do bairro Liberdade II, Mirian Santos, 32.
A Coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, informou que a campanha Respire será realizada, por meio da Secretaria Itinerante, nos bairros onde tem maior incidências de queimadas, como Nova Vida, Vila Rica e Rio Verde.
“A partir da realização de educação ambiental de porta em porta nesses bairros e em algumas escolas, esperamos sensibilizar os moradores sobre os males que são causados com a prática de queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário