domingo, 9 de agosto de 2009

Prefeitura de Parauapebas vai lançar Campanha de prevenção e combate às queimadas

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), vai lançar na próxima segunda-feira, 10, a Campanha Respire – Eu Quero Ar Puro, de prevenção e combate às queimadas urbanas. A solenidade de lançamento será realizada na Rua Pedro Miranda, no bairro Liberdade II, às 8h, com a participação de autoridades locais.
A partir da parceria firmada com as Secretarias Municipal de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas) e Corpo de Bombeiros, a campanha terá como principal objetivo conscientizar a população sobre os males que as queimadas urbanas causam a saúde, bem como adverti-la sobre às penalidades cabíveis.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, com o fim das chuvas, vários focos de queimadas já foram identificados pela equipe de fiscalização ambiental da Semma, bem como denunciados pela população, em que crianças e idosos são os maiores prejudicados.
“Entendemos que essa situação, além de ser um problema ambiental trata-se, também, de uma questão de saúde pública, uma vez que, são várias as doenças decorrentes da fumaça de queimadas, como bronquite, asma, pneumonia, tosse e outras, que a população fica exposta”, disse o Secretário.
A Coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Hadla Silva, explicou que a campanha será realizada com a parceria das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Corpo de Bombeiros, visando atingir, principalmente, os bairros periféricos.
De acordo com a coordenadora, a Semsa irá dar apoio na parte educativa, conscientizando sobre os malefícios das queimadas à saúde, já que muitas das incinerações são domésticas. A Semas encaminhará, se necessário, às famílias que realizam caieiras clandestinas aos programas da Secretaria, e Semma, além de orientar a população sobre os danos que as queimadas causam ao meio ambiente, irá realizar um trabalho intenso de fiscalização, sendo que o Corpo de Bombeiros dará apoio nessas operações, finalizou Hadla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário