segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A importância das florestas para o mundo



Embora que a maioria das pessoas não perceba, as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Elas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.

“As florestas garantem a condição favorável da existência dos seres vivos, como o clima e os recursos naturais existentes. Quando não damos a devida importância a elas e não as preservamos, o resultado é o desequilíbrio da ordem natural dos ecossistemas e conseqüentemente a diminuição de nossa qualidade de vida”, destacou o coordenador de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Reginaldo de Jesus.

De acordo com Reginaldo, infelizmente às pessoas, de um modo geral, não sabem valorizar o papel que as florestas desempenham no planeta e não sabem fazer a relação direta delas com a vida humana e por isso, deixam de preservá-la.

Por isso, o Ano Internacional das Florestas será uma oportunidade de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. A celebração do Ano Internacional é um meio para se unir esforços, encorajando, desta forma, a participação de todos às pessoas.

Aquecimento global - Hoje uma das principais preocupações dos pesquisadores ambientais é o aquecimento global. Por isso, a preservação das florestas ganha uma maior relevância, já que elas têm uma função de regular o clima, uma vez que, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que é liberado na atmosfera, e são responsáveis pela produção de oxigênio, vital para nossa sobrevivência.

Um comentário: