segunda-feira, 23 de março de 2009

Recursos hídricos de Parauapebas é tema do II Seminário das águas, em comemoração ao dia mundial da água





Uma verdadeira aula, assim podemos definir o II Seminário das Águas com o tema “Água da gente: um olhar sobre os recursos hídricos de Parauapebas”, que aconteceu nesta última sexta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário, às 8h00.
Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente – Semma, em parceria com a Saaep, em comemoração ao dia mundial da água, o II Seminário das Águas teve como objetivo proporcionar um debate entre as entidades públicas e a comunidade sobre a importância dos rios, demonstrando que gestão e preservação dos recursos hídricos se fazem com a participação de todos.
Participaram do evento, o vice-prefeito, Afonso Andrade, o secretário de Meio Ambiente, Domires dos Reis, jovens ambientalistas do Centro de Educação Ambiental – CEAP, alunos de escolas técnicas, universitários e outros.
O vice-prefeito em seu pronunciamento falou da importância da realização do seminário, em se tratando, principalmente, de Parauapebas, que está situada na Amazônia, referindo-se os cuidados e a valorização que devemos ter com os nossos rios e igarapés.
O secretário Domires dos Reis ponderou a relevância do evento, ressaltando que “o desafio do município é conciliar crescimento com desenvolvimento sustentável e este evento, vem justamente com esse propósito, de se discutir com a comunidade os caminhos que devem ser seguidos para se alcançar esse objetivo”.
Durante o seminário foram ministradas as seguintes palestras: Impactos Ambientais nos Recursos Hídricos de Parauapebas, realizada pelo biólogo, pós- graduado em gestão local e botânica , Reginaldo de Oliveira, coordenador do departamento de Monitoramento Ambiental da Semma; Captação e Tratamento da água em Parauapebas, palestrada pelo Edvandro Cabral, Coordenador do Saaep; Legislação do Uso da Água e Atuação do Instituto Chico Mendes – ICMBio na Fiscalização dos Recuros Hídricos, ministrada por Amarílio Coutinho, analista ambiental do ICMBio.
Ao final das palestras, os participantes fizeram questionamentos para os palestrantes e esclareceram algumas dúvidas referentes aos temas, bem como puderam dar suas opiniões sobre a implementação das políticas públicas ambientais local. O resultado do debate culminou na Carta da Águas, que será encaminhada à Câmara Municipal dos Vereadores, devendo ser a norteadora no que concerne ao desenvolvimento de políticas voltadas para esta área ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário