quarta-feira, 25 de março de 2009

XIII Semana da Árvore inicia com campanha educativa

Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, participa da campanha educativa

À esquerda, coordenadora de Educação Ambiental da Semma

Moradora da rua O, do bairro união


Iniciando a programação da XIII Semana da Árvore de Parauapebas, foi realizada hoje, 25, pela Secretaria de Meio Ambiente - Semma, em parceria com cerca de 40 estudantes, entre jovens ambientalistas do Centro de Educação Ambiental – Ceap e de escolas técnicas do curso de meio ambiente, uma campanha educativa com a comunidade que reside próximo à margem do Igarapé Ilha do Coco, localizada no bairro União.
Os alunos saíram em duplas para fazerem a campanha educativa em casa em casa, no perímetro das ruas N, O e das ruas 14 a 19, e na oportunidade convidaram a comunidade para participar do plantio de mudas de árvores que será feito nas margens do Igarapé Ilha do Coco amanhã, 26. O Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, esteve presente e pode acompanhar o trabalho dos estudantes.
De acordo com o Secretário, o sucesso do projeto Igarapé Ilha do Coco, desenvolvido pela Semma, depende da participação da comunidade. “Esta campanha educativa, que visa a sensibilização dos moradores das margens do Igarapé é um passo importante para alcançarmos resultados concretos na execução do projeto”, enfatiza Domires Reis.
A educadora ambiental da Semma, Hadla da Silva, que está coordenando a campanha, falou da importância do apoio dos jovens ambientalistas e dos alunos dos cursos técnicos de meio ambiente na conscientização ambiental da comunidade e ressaltou a necessidade do envolvimento dos moradores das margens do Igarapé.
“O nosso objetivo é sensibilizar e envolver toda a comunidade na preservação do Igarapé Ilha do Coco, mas principalmente, os moradores das margens, uma vez que são eles quem mais sofrem com os efeitos da degradação do igarapé e também são os quais, de certa forma, mais causam impactos”, ressalta Hadla da Silva.
A moradora da rua O, Pastora da Silva Soares, 51, parabenizou a iniciativa da Prefeitura Municipal por está desenvolvendo um projeto de recuperação do Igarapé Ilha do Coco e acrescentou: “meu sonho é que este igarapé, conhecido por nós de “Sebozinho” futuramente possa ser chamado de “Cheirozinho”, diz sorridente a moradora.
O Projeto Igarapé Ilha do Coco
A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria do Meio Ambiente criou e executa o Projeto Igarapé Ilha do Coco, que visa à recuperação e proteção de suas nascentes, situadas na zona rural, e as margens que cortam a cidade. Durante a execução do projeto serão plantadas 58.700 mudas de plantas nativas. Atualmente já foram plantadas 20 mil mudas , que é resultado da parceria entre o poder público e os moradores de lotes urbanos e proprietários de terras rurais.
O projeto Igarapé Ilha do Coco é um dos maiores trabalhos desenvolvidos pelo município na área ambiental, contando com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário