terça-feira, 2 de junho de 2009

Abertura solene da 14ª Semana de Meio Ambiente reúne grande público

Centenas de pessoas prestigiaram o seminário de abertura da semana
Palestrante professor Doutor Valedez Pizzaro

Prefeito Darci Lermen disse que cuidar do meio ambiente tem sido um compromisso do governo municipal

Com o objetivo de proporcionar um debate amplo e consistente da necessidade de se buscar alternativas para o equilíbrio nos aspectos sociais, culturais e ambientais do município, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira, às 18h, às atividades da 14ª Semana de Meio Ambiente, com seminário “Sustentabilidade Amazônica – Gestão Ambiental e Produção mais Limpa.
O evento além de ter reunido várias autoridades locais, contou com a presença de estudantes universitários, alunos de escolas técnicas e comunidade em geral, que lotaram as dependências da Câmara Municipal.
Em seu pronunciamento, na abertura do evento, o prefeito Darci Lermen lembrou que antigamente o cuidado com o meio ambiente era visto de forma romântica, mas que hoje é uma questão de sobrevivência.
“Cuidar do meio ambiente significa cuidarmos de nós mesmos. Por isso, é preciso investir em tecnologias e desenvolver práticas que garantam a sustentabilidade de nossas riquezas”, enfatizou Darci Lermen.
O prefeito destacou ainda a preocupação que a administração municipal está tendo com as questões ambientais. “O lançamento da coleta seletiva, a construção do futuro aterro sanitário, a recuperação e proteção das margens do igarapé Ilha do Coco e a construção da orla são algumas iniciativas que demonstram o compromisso de nosso governo com a causa ambiental”, lembrou.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, buscar alternativas que garantam a sustentabilidade é um compromisso que deve ser adotado por cada um. “Nosso desafio é harmonizar o social, o econômico e o ambiental. Desenvolver políticas de sustentabilidade tem sido um compromisso e desejo do Governo Cidadão”, frisou o secretário, que na oportunidade agradeceu a participação da comunidade, que tem valorizado e se conscientizado da importância da preservação ambiental.
O chefe da Floresta Nacional de Carajás (Flona) e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Frederico Drumond, reconheceu o esforço da prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, pelo desenvolvimento de trabalhos de conscientização ambiental que visam a sustentabilidade.
“A sociedade precisa se capacitar para alcançar o desenvolvimento sustentável. O segundo passo é colocar em prática o aprendizado, na busca pelo equilíbrio social, econômico e ambiental”, destacou o ambientalista.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), José Rinaldo de Carvalho, falou da preocupação que as empresas hoje têm com meio ambiente. “A busca pela conciliação de desenvolvimento econômico e ambiental, uma exigência mundial, tem levado as empresas a produzirem de forma mais sustentáveis”.
A palestra foi ministrada pelo professor venezuelano, doutor em Ciências Ambientais, Jorge Valdez Pizzaro, que de forma bastante criativa envolveu o grande público.
De acordo com o professor, gestão ambiental e produção mais limpa consistem no desenvolvimento de procedimentos mais sustentáveis, que visam a minimização de impactos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário