quinta-feira, 4 de junho de 2009

Educação ambiental e doação de mudas na portaria da Flona

No ato do recebimento da muda, a comunidade assinou termo de compromisso, se comprometendo a cuidar da árvore
Doação de mudas à comunidade

Turma de jovens ambientalistas que realizou educação ambiental na portaria

Os jovens ambientalistas abordaram ônibus, carros e pessoas que trasitavam na portaria na atividade de educação ambiental





As atividades educação ambiental e doação de mudas na portaria da Floresta Nacional de Carajás (Flona) marcaram o segundo dia da programação da Semana de Meio Ambiente, na última terça-feira (2).
Os jovens ambientalistas iniciaram o trabalho de conscientização ambiental, às 6 horas da manhã, com abordagem em ônibus, carros e às pessoas que transitaram na portaria da Flona, enquanto que a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) doava mudas de plantas aos visitantes à tenda, localizada em frente à portaria.
A exposição de lixo recolhido pelos jovens ambientalistas, em 3 quilômetros da Flona, foi uma forma de chamar a atenção da população sobre os impactos que ela causa ao meio ambiente.
Segundo a coordenadora do Programa Jovem Ambientalista, Andréa Carvalho, a ideia de expor o lixo em mural foi levar a comunidade a refletir sobre os impactos ambientais, de forma a sensibilizá-la da importância da conservação da Flona. A coordenadora destacou ainda que a sensibilização ambiental feita pelos jovens ambientalistas também serviu como aula prática aos alunos.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, acrescentou que o objetivo do evento, além de sensibilizar os usuários do Programa de Uso Público da Floresta Nacional de Carajás sobre a importância da preservação ambiental, visou melhor informar a comunidade sobre os benefícios do programa, bem como buscar aliados em favor do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
O chefe da Flona e analista ambiental do ICMBio, Frederico Drummond, complementou que a proposta de realizar a educação ambiental na entrada da Floresta Nacional de Carajás foi favorecer a aproximação da cidade com a floresta, através da consolidação de ações diretas e práticas de conscientização ambiental.O morador Sandro Munis, 36 anos, que foi abordado pelos educadores ambientais, achou de extrema relevância o trabalho de conscientização. “O fato de estarmos no meio de uma área de preservação necessita que seja feito frequentemente trabalho de educação ambiental, uma vez que poucas pessoas têm consciência ecológica”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário