quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mutirão de limpeza é realizado com participação de voluntários

Com a participação dos voluntários foi possível recolher 1,9 toneladas de lixo



Mais do que um mutirão de limpeza, o evento, que reuniu uma diversidade de voluntários na última quarta-feira (3), como parte da programação da 14ª Semana de Meio Ambiente, foi uma verdadeira aula de conscientização ambiental.
Com a participação de cerca de 120 voluntários, entre eles estudantes da rede pública e privada, Grupo Abadá Capoeira, agentes de saúde, Clean Gestao Ambiental, Corpo de Bombeiros, jovens ambientalistas e comunidade em geral, foi possível recolher das margens do igarapé Ilha do Coco 1,9 toneladas de lixo, no perímetro próximo a uma das pontes do bairro Liberdade.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, além da limpeza da margem do igarapé, o evento visou despertar na população a preocupação com o meio ambiente, de forma a envolvê-la na causa ambiental.
“Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para não mais jogar lixo no rio e convidá-la para ser aliada na causa da preservação ambiental, uma vez que é importante o esforço não só do poder público, como também de cada pessoa, na construção de uma cidade com mais qualidade de vida”, destacou o secretário, aproveitando para agradecer, de forma especial, aos voluntários, que foram sensíveis à causa e que garantiram o sucesso do evento.
Para a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Hadla Silva, o mutirão de limpeza demonstrou o interesse da comunidade pelas questões ambientais. “A diversidade de voluntários confirmou que a cada dia ela se desperta para a importância da preservação ambiental”, enfatizou Hadla, complementando que parte do lixo recolhido será exposta na IV Mostra Cultural e Ambiental, que deverá sensibilizar a comunidade para se preocupar mais com nossos recursos hídricos.
O professor Pedro Jaques, 38 anos, que levou seus alunos para o mutirão de limpeza, enfatizou que o momento era de uma aula prática de cidadania. “O objetivo não foi apenas contribuir com a limpeza, mas despertar a consciência ecológica dos alunos, do ponto de vista da ação concreta”, frisou.Para o voluntário Henrique da Silva dos Santos, 12, fazer a limpeza do rio é “uma forma de contribuir um pouquinho com o meio ambiente”. Já a moradora e voluntária Analícia Nunes Leda, 34, falou que envolver a comunidade é um passo para sensibilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário