quarta-feira, 10 de junho de 2009

Grande público prestigia mostra no encerramento da 14ª Semana de Meio Ambiente

O público assistiu às apresentações atentamente Belíssimas apresentações emocionaram o público

Oficinas de biojóias
Oficina de preparação de tintas artesanais.



Com a participação de grande parte da população, a IV Mostra Ambiental e Cultural, que encerrou a programação da 14ª Semana do Meio Ambiente na última sexta-feira (5), na Praça de Eventos, foi marcada pela criatividade, animação e disputa de apresentações culturais pelos participantes.
Das 14 escolas que participaram das competições da mostra, com apresentação cultural e desfile de roupas confeccionadas com material reciclado, com o tema “Sustentabilidade Amazônica”, as escolas Plácido de Castro, Cecília Meireles e Domingos Cardoso foram as grandes vencedoras, conquistando, respectivamente, 1°, 2° e 3º lugares, sendo premiadas com computador, TV 29’, DVD e caixa de som com microfone.
A IV Mostra Ambiental e Cultural, que envolveu diversos parceiros, entre eles universidades, escolas técnicas, ICMbio, Clean Gestão Ambiental, Abadá Capoeira, Projeto Pipa e outros, foi realizada durante todo o dia.
Pela manhã, ocorreram oficinas de reciclagens como confecção de tintas artesanais, biojóias, papel artesanal e outras. À tarde, foram feitas diversas exposições, como essências da Amazônia, coleta seletiva, plantas medicinais, animais empalhados.
Além desses trabalhos, o que chamou a atenção e chocou muitas pessoas que visitaram a mostra foi a exposição do lixo recolhido no mutirão da limpeza das margens do igarapé Ilha do Coco e um labirinto que possuía dois cenários: um degradado e outro preservado. Durante todo o dia, foram doadas à comunidade mudas de árvores.
“Ainda consegui ver o igarapé Ilha do Coco conservado, onde as pessoas podiam tomar banho. E hoje ver o estado que ele se encontra é chocante. A exibição do lixo, em forma de presente, do igarapé para nós, vejo como um chamado à população para que ela preserve o meio ambiente. A natureza não pode ficar só em nossas lembranças”, enfatizou a moradora Raquel de Sousa, 41 anos.
Na ocasião da mostra, o prefeito Darci José Lermen assinou um convênio com a Escola Técnica Soter, que visa o estágio dos alunos do curso técnico em meio ambiente.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Domires dos Reis, a Mostra Ambiental e Cultural demonstrou o sucesso de toda a programação da semana de meio ambiente. “A participação recorde e envolvimento do governo municipal, das escolas, do ICMbio, Ceap, Clean Gestão Ambiental, Vale, imprensa e demais parceiros garantiram o sucesso da 14ª Semana de Meio Ambiente. Provocamos a população a sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental, e por isso nos sentimos desafiados a continuar as ações que foram propostas. Que os cuidados com o meio ambiente se tornem um hábito e que as pessoas evitem desperdícios, reaproveitem o material orgânico, não só durante a semana, mas todos os dias”, destacou.
A professora Antonia de Moura Fontes, 45 anos, que levou seus alunos para o encerramento da semana, disse que a mostra foi uma aula de educação ambiental para os estudantes e uma oportunidade para que eles se envolvessem com o meio ambiente.
A pequena Jaqueline Pereira Morais, 8, deixou seu recado. “Não podemos queimar a floresta e nem jogar lixo nos rios, porque senão os peixes vão morrer e também não teremos mais frutos”. Motivada pelo que viu, ela recitou parte de um poema do escritor Cleber Batistas, que merece reflexão: “E tudo é lindo e fico a imaginar que Deus criou a natureza tão bela para a gente amar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário