quinta-feira, 26 de março de 2009

Cerca de 500 mudas de árvores são plantadas em comemoração a XIII Semana da árvore


Plnatio de mudas movimenta margem do Igarapé Ilha do Coco

A comunidade participa do plantio


O Secretário de Meio AmbienteDomires Reis

Dando continuidade a programação da XIII Semana da Árvore, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira, 26, às 8h, em parceria com a comunidade, o plantio de cerca de 500 mudas de árvores nativas, na margem do Igarapé Ilha do Coco, localizada no perímetro da rua 19, entre as ruas N a P.
Participaram do evento o Secretário de meio Ambiente, Domires Alves dos Reis; o Secretário de Relações Institucionais, Antonio Pereira de Sousa Neto, representando o Prefeito Municipal, Darci Lermen; o Secretário de Urbanismo, Marivaldo Cruz dos Santos; o Secretário de Assistência Social, Altamiro Borbas Soares, além de alunos de escolas municipais, jovens ambientalistas do Centro de Educação Ambiental – Ceap,e estudantes de escolas técnicas de meio ambiente e comunidade em geral.
O secretário de meio ambiente, Domires Reis, no seu pronunciamento, agradeceu a parceria dos jovens ambientalistas, estudantes dos cursos técnicos de meio ambiente e demais voluntários na execução do Projeto Igarapé Ilha do Coco e aproveitou a oportunidade para reforçar o convite a população para o envolvimento na causa da recuperação do igarapé.
“A recuperação do Igarapé Ilha do Coco deve ser um compromisso assumido por todos nós. Não basta só o poder público está envolvido. A participação da comunidade faz a diferença. Cuidar do igarapé é garantir um futuro para os nossos filhos”, enfatizou o secretário.
De acordo com o Secretário de Relações Institucionais, Antonio Neto, essa iniciativa de plantio de mudas é muito importante no tempo em que vivemos. “Atualmente já não basta preservar. È preciso recuperar”, afirma Antonio Neto.
A coordenadora do projeto Igarapé Ilha do Coco, Zanandréia Bezerra, ressaltou a dificuldade da execução do projeto, principalmente, na zona urbana. “Na implementação do projeto contamos sempre com a participação de voluntários. Mas ainda o envolvimento da população não é expressivo. Fico feliz quando alguém se refere a este igarapé pelo nome Ilha do Coco e não “Sebozinho”, isso demonstra que aos poucos, como formiguinhas, estamos alcançando nossa meta de recuperação do igarapé”, acredita a coordenadora.

quarta-feira, 25 de março de 2009

XIII Semana da Árvore inicia com campanha educativa

Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, participa da campanha educativa

À esquerda, coordenadora de Educação Ambiental da Semma

Moradora da rua O, do bairro união


Iniciando a programação da XIII Semana da Árvore de Parauapebas, foi realizada hoje, 25, pela Secretaria de Meio Ambiente - Semma, em parceria com cerca de 40 estudantes, entre jovens ambientalistas do Centro de Educação Ambiental – Ceap e de escolas técnicas do curso de meio ambiente, uma campanha educativa com a comunidade que reside próximo à margem do Igarapé Ilha do Coco, localizada no bairro União.
Os alunos saíram em duplas para fazerem a campanha educativa em casa em casa, no perímetro das ruas N, O e das ruas 14 a 19, e na oportunidade convidaram a comunidade para participar do plantio de mudas de árvores que será feito nas margens do Igarapé Ilha do Coco amanhã, 26. O Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, esteve presente e pode acompanhar o trabalho dos estudantes.
De acordo com o Secretário, o sucesso do projeto Igarapé Ilha do Coco, desenvolvido pela Semma, depende da participação da comunidade. “Esta campanha educativa, que visa a sensibilização dos moradores das margens do Igarapé é um passo importante para alcançarmos resultados concretos na execução do projeto”, enfatiza Domires Reis.
A educadora ambiental da Semma, Hadla da Silva, que está coordenando a campanha, falou da importância do apoio dos jovens ambientalistas e dos alunos dos cursos técnicos de meio ambiente na conscientização ambiental da comunidade e ressaltou a necessidade do envolvimento dos moradores das margens do Igarapé.
“O nosso objetivo é sensibilizar e envolver toda a comunidade na preservação do Igarapé Ilha do Coco, mas principalmente, os moradores das margens, uma vez que são eles quem mais sofrem com os efeitos da degradação do igarapé e também são os quais, de certa forma, mais causam impactos”, ressalta Hadla da Silva.
A moradora da rua O, Pastora da Silva Soares, 51, parabenizou a iniciativa da Prefeitura Municipal por está desenvolvendo um projeto de recuperação do Igarapé Ilha do Coco e acrescentou: “meu sonho é que este igarapé, conhecido por nós de “Sebozinho” futuramente possa ser chamado de “Cheirozinho”, diz sorridente a moradora.
O Projeto Igarapé Ilha do Coco
A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria do Meio Ambiente criou e executa o Projeto Igarapé Ilha do Coco, que visa à recuperação e proteção de suas nascentes, situadas na zona rural, e as margens que cortam a cidade. Durante a execução do projeto serão plantadas 58.700 mudas de plantas nativas. Atualmente já foram plantadas 20 mil mudas , que é resultado da parceria entre o poder público e os moradores de lotes urbanos e proprietários de terras rurais.
O projeto Igarapé Ilha do Coco é um dos maiores trabalhos desenvolvidos pelo município na área ambiental, contando com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Semma promove palestra sobre Área de Preservação Permanente


Ana Lídia, 18

Servindo como uma preparação para a XIII Semana da Árvore, que acontecerá no período de 25 à 27/03, nesta terça-feira, 24, foi realizada no Centro Universitário, às 9h, uma palestra sobre Área de Proteção Permanente – APP com os alunos de escolas técnicas de meio ambiente e jovens ambientalistas do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas - Ceap.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente – Semma, Hadla Silva, o objetivo dessa palestra é melhor preparar esses jovens sobre as APP,s, e que assim eles possam desenvolver um excelente trabalho de educação ambiental e sensibilizar a comunidade para participar do plantio de mudas nas margens do Igarapé Ilha do coco, que consta na programação da XIII Semana da Árvore.
Para a jovem ambientalista, Ana Lídia, 18, a palestra é muito relevante, uma vez que adquirirá mais conhecimento sobre o assunto e assim poderá passar de forma mais clara para a comunidade.
“A partir do momento que temos ciência da importância do meio ambiente e dos cuidados que devemos ter com ele, nos sentimos na obrigação de repassar esse conhecimento”, ressalta a jovem ambientalista.


terça-feira, 24 de março de 2009

XIII Semana da Árvore


A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Meio ambiente - Semma, realizará no período de 25 à 27/03, a XIII Semana da Árvore, conforme programação abaixo:

Dia 25/03/09, às 8h
Local:
Bairro União – perímetro rua M, N, O, nas margens do Igarapé Ilha do Coco.
Evento: Campanha educativa com a comunidade


Dia 26/03/09, às 8h
Local: Bairro União – perímetro Rua N e O, margem do Igarapé (esquina com a rua 19).
Evento: Abertura solene e plantio de mudas nas margens do Igarapé.

Dia 26/03/09, às 8h
Local:
Auditório Ceup
Evento: I Seminário do Projeto Igarapé Ilha do Coco.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Recursos hídricos de Parauapebas é tema do II Seminário das águas, em comemoração ao dia mundial da água





Uma verdadeira aula, assim podemos definir o II Seminário das Águas com o tema “Água da gente: um olhar sobre os recursos hídricos de Parauapebas”, que aconteceu nesta última sexta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário, às 8h00.
Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente – Semma, em parceria com a Saaep, em comemoração ao dia mundial da água, o II Seminário das Águas teve como objetivo proporcionar um debate entre as entidades públicas e a comunidade sobre a importância dos rios, demonstrando que gestão e preservação dos recursos hídricos se fazem com a participação de todos.
Participaram do evento, o vice-prefeito, Afonso Andrade, o secretário de Meio Ambiente, Domires dos Reis, jovens ambientalistas do Centro de Educação Ambiental – CEAP, alunos de escolas técnicas, universitários e outros.
O vice-prefeito em seu pronunciamento falou da importância da realização do seminário, em se tratando, principalmente, de Parauapebas, que está situada na Amazônia, referindo-se os cuidados e a valorização que devemos ter com os nossos rios e igarapés.
O secretário Domires dos Reis ponderou a relevância do evento, ressaltando que “o desafio do município é conciliar crescimento com desenvolvimento sustentável e este evento, vem justamente com esse propósito, de se discutir com a comunidade os caminhos que devem ser seguidos para se alcançar esse objetivo”.
Durante o seminário foram ministradas as seguintes palestras: Impactos Ambientais nos Recursos Hídricos de Parauapebas, realizada pelo biólogo, pós- graduado em gestão local e botânica , Reginaldo de Oliveira, coordenador do departamento de Monitoramento Ambiental da Semma; Captação e Tratamento da água em Parauapebas, palestrada pelo Edvandro Cabral, Coordenador do Saaep; Legislação do Uso da Água e Atuação do Instituto Chico Mendes – ICMBio na Fiscalização dos Recuros Hídricos, ministrada por Amarílio Coutinho, analista ambiental do ICMBio.
Ao final das palestras, os participantes fizeram questionamentos para os palestrantes e esclareceram algumas dúvidas referentes aos temas, bem como puderam dar suas opiniões sobre a implementação das políticas públicas ambientais local. O resultado do debate culminou na Carta da Águas, que será encaminhada à Câmara Municipal dos Vereadores, devendo ser a norteadora no que concerne ao desenvolvimento de políticas voltadas para esta área ambiental.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Semma discute problema de poluição sonora no município

Atendendo a uma solicitação do secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, aconteceu na última quarta-feira, 4, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), uma reunião com representantes da Polícia Militar, Civil, Ministério Público e do DMTT, para discutirem sobre um problema que se tornou constante em Parauapebas, que é a poluição sonora.
Participaram da reunião Waldemir Lobato, diretor técnico operacional do DMTT; delegada Maria Regina, Polícia Civil; tenente Mário Jorge, Polícia Militar; promotora de justiça Melina Barbosa e equipe de coordenadores da Semma, Arlete Boaventura, da Fiscalização Ambiental; e Hadla Silva, coordenadora de Educação Ambiental e o secretário de Meio Ambiente, Domires Reis.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, as constantes denúncias de poluição sonora feita à secretaria motivaram o encontro entre esses órgãos, uma vez que se faz necessário firmar parcerias com eles para que sejam tomadas medidas eficazes no combate a esta prática. Domires Alves defendeu que primeiramente é imprescindível se trabalhar a educação ambiental com os infratores, para depois agir de forma punitiva, se for o caso.
“O departamento de educação ambiental da Semma irá realizar uma campanha de conscientização com os proprietários de bares e carros de publicidade à partir deste mês. Será feita ainda uma campanha educativa na Tv e rádio, sobre os males causados pela poluição sonora”, diz o secretário.
Todos os participantes da reunião entraram em consenso sobre a necessidade de realizar ação conjunta para obtenção de resultados concretos no combate a poluição sonora. Segundo Waldemir Lobato, o DMTT irá colocar à disposição equipamentos necessários para realizar ações freqüentes no município.
Com as parcerias firmadas entre os órgãos presentes na reunião, acredita-se que se o problema de poluição sonora no município não for resolvido será, pelo menos, amenizado.

Semma realiza Seminário Interno

Aconteceu nesta segunda-feira (02/03), na sala de vídeo e conferência do Ceup, às 8h00, o I Seminário Interno da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do evento foi favorecer uma melhor integração dos setores de trabalho, bem como ressaltar a importância deste órgão dentro do processo de gestão do Governo Cidadão.
O seminário contou com a presença do Secretário Municipal de Planejamento, Delmar Steffen, e praticamente todos os servidores da secretaria, que puderam conhecer melhor o funcionamento e as ações desenvolvidas pela secretaria. Durante o evento cada coordenador apresentou as demandas de seus departamentos, de forma que cada servidor tivesse uma visão geral das ações desenvolvidas pelos setores de trabalho.
Na ocasião, Delmar Steffen falou de forma geral, da maneira como a Secretaria de Planejamento está conduzindo a gestão do município, referindo-se ao Plano Plurianual (PPA), Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e outros.
Depois do seminário, a equipe de servidores da Semma se confraternizou num almoço que foi servido nas dependências da Secretaria.

Departamentos técnicos da Semma
Para atender a demanda municipal, a secretaria está dividida nos seguintes departamentos:
FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO AMBIENTAL, que tem como objetivo executar, controlar e avaliar os processos e ações de fiscalização e monitoramento ambiental, de forma sistemática ou no atendimento de demandas oriundas de denúncias, em todos e quaisquer empreendimentos ou atividades poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, a fim do cumprimento das normas referentes à legislação ambiental.
Já o departamento de ÁREAS VERDES exerce a atividade de conservar as áreas verdes de praças e jardins públicos municipais, bem como executa planos de arborização de vias e logradouros públicos.
O LICENCIAMENTO AMBIENTAL desempenha a função de coordenação de atividades de gestão e de licenciamento ambiental das empresas ou empreendimentos industriais, agroflorestais, minerários e de infraestrutura, incentivando os empreendedores a se adequarem às exigências legais.
Por sua vez, o departamento de EDUCAÇÃO AMBIENTAL, promove ações de educação ambiental, através de campanhas educativas para prevenção e preservação da natureza, de forma a garantir a melhoria na qualidade de vida, desenvolvendo a consciência ecológica da população.