terça-feira, 15 de junho de 2010

Grande caminhada marca inicio das atividades da 15ª Semana do Meio Ambiente

Com faixas e cartazes nas mãos, centenas de pessoas realizaram a caminhada pela biodiversidade
Autoridades presentes

No dia internacional do meio ambiente, (05/6), a Prefeitura de Parauapebas deu inicio às atividades em comemoração a 15ª Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como “Biodiversidade é vida – Parauapebas no ano internacional da biodiversidade. Com faixas e cartazes nas mãos, centenas de pessoas, entre autoridades locais, estudantes e representantes de diversas instituições, participaram de uma grande caminhada em favor da biodiversidade e em comemoração aos 4 anos de abertura da Floresta Nacional de Carajás (Flonaca).

Os participantes se concentraram da rua 10 e partiram em direção a portaria da Flona de Carajás, chamando a atenção da população para a importância da conservação da biodiversidade.

“Hoje festejamos aos 4 anos de abertura da flonaca, que foi possível graças a parceria firmada com o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, que acreditou e defendeu a idéia de que a floresta de Carajás é de todos. Preservá-la é o nosso maior desafio. Esperamos que esta emocionante caminhada se torne um marco em direção ao cuidado com a nossa biodiversidade e em defesa do meio ambiente, declarou o Secretário Domires Reis.

O Chefe da Flonaca, Frederico Drumonnd, enfatizou que a floresta é pública e que é importante que a comunidade a conheça para saber valorizá-la e a protegê-la, ela que é um verdadeiro santuário da biodiversidade.

Programa de Uso Público da Floresta de Carajás
Resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o então Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), hoje, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Programa de Uso Público da Flona, desburocratizou o acesso à Serra dos Carajás. Atualmente, pessoas de diversas localidades do Brasil e do exterior visitam o núcleo urbano. Em apenas 4 anos de funcionamento do programa já foram emitidas cerca de 600 mil autorizações.
Este é dos programas do Governo Cidadão que visa a inclusão social, com ênfase às atividades de educação ambiental, lazer e turismo, com bases sólidas no atendimento humanizado da população em geral, de maneira a permitir o ingresso controlado de pessoas na área para caminhadas em trilhas ecológicas, visitas ao Parque Zoobotânico de Carajás e ao Cineteatro.

Ano internacional da biodiversidade
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU, como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Estabelecida durante a realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países membros signatários integrantes, a CDB goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário