terça-feira, 15 de junho de 2010

Grande público prestigia V Mostra Cultural e Ambiental



No período de 07 a 10 de junho, a praça de eventos se transformou num verdadeiro cenário de manifestação cultural, na V Mostra Ambiental e Cultural de Parauapebas, realizada na programação da 15ª Semana do Meio Ambiente. Durante quatro dias centenas de pessoas se emocionaram com apresentações culturais e refletiram sobre os problemas ambientais do município.

Além das belíssimas paródias, desfiles, apresentações culturais e o quiz, realizados pelos estudantes da rede pública e privada, o público que visitou à mostra pode assistir às apresentações dos grupos, Kuarup, Projeto Pipa, Abadá Capoeira e Yauara, assim como curtiu com os shows musicais das bandas locais Tecnomania, Malícia do Pará, Forrozão Chocolate e da banda gospel Last Hour. O Grupo Patubatê, de Brasília, encerrou a programação.

Às exposições nos estandes trouxeram ao público diversos assuntos da área ambiental e objetos confeccionados a partir materiais recicláveis. Na tenda “estação do conhecimento”, por exemplo, os estudantes da Universidade Federal do Pará chamaram a atenção dos visitantes com alguns animais silvestres empalhadas, que foram vítimas de atropelo na estrada de Carajás e com curiosidades sobre algumas serpentes. O ICMBio, através de panfletos e banners, expõe sobre o gavião real, espécie rara, e o mosaico Carajás, área que a instituição monitora e fiscaliza para manter conservada a biodiversidade.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, apresentou à comunidade o projeto igarapé Ilha do Coco, a campanha de combate à poluição sonora “Barulho Não, assim como os trabalhos desenvolvidos por ela, nos departamentos de licenciamento ambiental, áreas verdes e fiscalização.

No espaço “amigo do meio ambiente”, os jovens ambientalistas, do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas, levaram ao público um pouco da biodiversidade da floresta de Carajás e uma mostra dos trabalhos educativos desenvolvidos por eles. Estas e outras exposições levaram a comunidade a refletir sobre às questões ambientais do município.
A novidade da mostra deste ano foi a I Expoverde, onde foram expostas mudas ornamentais e frutíferas por empresas da área, e a brinquedoteca, onde a garotada se divertiu com jogos educativos e ainda ganhou grátis pipoca e algodão doce.

Escolas vencedoras da V Mostra Ambiental e Cultural.
Em uma competição bastante acirrada, as escolas vencedoras da V Mostra Ambiental e Cultural foram as seguintes. Na modalidade Apresentação cultural quem conquistou o 1º lugar foi a escola Bom Pastor; O 2º lugar foi para o colégio Plácido de Castro e o 3º ficou para a escola Paulo Freire.
Na modalidade Desfile, os 1º, 2° e 3º lugares foram respectivamente para as escolas Plácido de Castro, Bom Pastor e Pitágoras. Já no concurso de paródia e o quiz, respectivamente, as colocações das referidas modalidades foram: 1º lugar, Escolas Bom Pastor e Pitágoras; 2º colocação: Paulo Freire e Evolução e o 3º lugar, nas duas modalidades, quem conquistado pelo Plácido e Castro.
As escolas que conquistaram os primeiros lugares nas modalidades acima referidas foram premiadas com Tv, câmera digital, rádio e outros.
Musicalidade sustentável - Nas mãos dos músicos Fernando Mazoni, Fred Magalhães e do DJ Leandronik, do grupo Patubatê, que encerrou a programação da 15ª Semana do Meio Ambiente, sucata não era lixo, era música. Tonéis de ferro, baldes de plástico, escapamentos de automóveis, chapas de zinco, panelas, latas de refrigerante, eletrocalhas ou peças de caminhão tiveram um destino muito curioso - toda esta sucata virou instrumento musical. Nesta transformação, os músicos apresentaram um novo conceito: a musicalidade sustentável, onde a consciência e a reflexão foram voltadas para o meio ambiente e entretenimento, que chamou muito a atenção do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário