segunda-feira, 22 de março de 2010

Blitz e feira educativa marcam o Dia Mundial da Água em Parauapebas

Blitz educativa
Dicas de uso consciente da água

Autoridades presentes

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizaram no último sábado, 20/03, na Praça de Eventos, blitz e feira educativa em favor do uso consciente da água. Com o tema O desperdício da água não é um problema só seu, universitários, alunos de escolas técnicas e servidores da Semma, alertaram a população sobre a importância de se evitar desperdício, com exposições e dicas para o uso racional da água.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, o Dia Mundial da Água não poderia deixar de ser comemorado em Parauapebas.
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reconhece a grandeza do tema em questão e a importância da conscientização da população, no sentido de sensibilizá-la sobre a necessidade de se evitar desperdício e de se valorizar os recursos hídricos”, destacou.

De acordo com o Secretário, é importante que a população se dê conta que a adoção de métodos e ações simples fazem toda a diferença quando o assunto é meio ambiente, como não deixar a torneira ligada, enquanto escova os dentes, usar o balde ao invés da mangueira na hora de lavar o carro e outros.

O Gestor da Saaep, Edvandro Cabral, que também esteve na atividade educativa, aproveitou a oportunidade para esclarecer a população sobre o reajuste tarifário que as contas de água tiveram no mês de fevereiro.
“É importante destacarmos que a conta de água em Parauapebas estava com defasagem tarifária a mais de 10 anos. Entretanto, é importante esclarecermos também que para que aplicássemos tal reajuste, inicialmente fizemos um levantamento do custo da água, desde o seu tratamento até a chegada nas residências, como energia, mão-de-obra, encanação etc, e feito isso, encontramos um valor justo para a tarifa”, lembrou o Gestor, que na ocasião, informou que a nova ETA resolverá 80% o problema de abastecimento de água na cidade.

O Desperdício – Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender seu consumo (higiene e alimentos). No entanto, em Parauapebas, de acordo com a Saaep, esse número chega a 254 litros diários por pessoa, ou seja, um desperdício de mais de 100%. Para se ter idéia do problema de desperdício de água no Município, a Saaep produz 28 milhões de litros de água por dia, o que daria para abastecer 255 mil munícipes, porém mais da metade dessa água escoa pelo ralo do desperdício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário