quinta-feira, 25 de março de 2010

Prefeitura de Parauapebas dá início às atividades da 14ª Semana da árvore

Plantio
Apresentaçao cultural
Autoridades presentes


Com o tema “Preserve ou ficará só na lembrança”, a Prefeitura de Parauapebas, por Meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deu inicio na última quarta-feira, 24, às comemorações da 14ª Semana Árvore.

Participaram do evento, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis; Secretário de Administração Luis Vieira; Coordenador do CTRH, Alípio Mário; Coordenador do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Ricardo Matos; representantes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBIO), do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, além de estudantes e comunidade, que na ocasião prestigiaram a solenidade de abertura e realizaram o plantio de 300 mudas na margem do Igarapé Ilha do Coco, nas proximidades da ponte do bairro Liberdade.

O Secretário Municipal de Administração, que na ocasião representou o Prefeito Darci Lermen, destacou a preocupação do Governo Cidadão em proporcionar a melhoria da qualidade ambiental do município.
“O Governo Cidadão reconhece a importância do cuidado com o meio ambiente. Por isso, Parauapebas é um dos poucos municípios que possui uma Secretaria que cuida e desenvolve políticas de preservação ambiental. No entanto não basta só o empenho do governo. É preciso que a comunidade colabore, com a adoção de medidas simples, como não jogar lixo no chão, plantar árvore, ou mesmo, através de denúncias de crimes ambientais”, enfatizou o Secretário.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, destacou a importância das atividades da semana.
“Cada de um de nós tem a missão de preservar o meio ambiente. Se não é possível preservar 100%, pelo menos temos que adotar medidas mitigadoras para compensação dos impactos ambientais provocados. E as atividades da 14 semana da árvore tem essa missão.
Domires destacou, ainda, a relevância da participação da comunidade na preservação ambiental.
“Com a colaboração da população, retiramos no inicio desse mês, cerca de duas toneladas de lixo das margens do igarapé. E o sucesso desse evento foi graças a participação dos voluntários”, agradeceu o Secretário, que na ocasião desafiou a população para adotar uma muda e assim tornar Parauapebas uma cidade mais verde e bonita.
Na oportunidade, mais uma vez, o Secretário justificou a autorização da retirada das árvores na escola Chico Mendes, destacando que o corte das mesmas era necessário porque elas estavam comprometendo a estrutura física do colégio e, principalmente, colocando em risco os alunos, bem como lembrou que a condição para a autorização do corte das árvores foi condicionada ao plantio de 5 novas mudas para cada árvore retirada. Além disso, o Secretário informou que a Semma vai realizar plantio, em vários pontos da Cidade, até a Semana de Meio Ambiente, em parceria com a população.
O analista ambiental do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Marcos Vinícius, parabenizou o trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente estar desenvolvendo na comunidade, destacando a importância do envolvimento da juventude nas atividades de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário