sexta-feira, 5 de março de 2010

Secretaria Estadual de Meio Ambiente pretende firmar parceria de cooperação com Parauapebas

Secretário de Meio Ambiente Domires Reis e equipe técnica da Sema e Semma

Buscar firmar parceria de cooperação para o fortalecimento da atuação do Estado nas demandas municipais. Esta foi a pauta da reunião realizada pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Meio (Sema) com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nesta última quinta-feira, 04.

Participaram da reunião o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, Sarah Saissim, Coordenadora de Gestão Compartilhada e Regionalizada, Clézio Fonseca, Técnico pedagogo da Coordenadoria Educação Ambiental.

Dentre os principais pontos discutidos, foi destacada a importância da atuação do Estado nas atividades do município.

“Nosso objetivo é conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo município e suas dificuldades, para que possamos apresentar propostas de cooperação, a fim de fortalecermos a gestão e atuação do Estado em Parauapebas, de forma que juntos possamos por em prática a resolução 079/09, do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), que dispõe sobre o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada com fins ao fortalecimento da gestão ambiental, mediante normas de cooperação entre os Sistemas Estadual e Municipal de Meio Ambiente”, ressaltou a Coordenadora de Gestão Compartilhada e Regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sarah Saissim.

Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente, Domires Reis, apresentou as atividades desenvolvidas pela Semma, destacando os trabalhos educativos, como as campanhas de educação ambiental em combate a poluição sonora, queimadas urbanas, secretarias itinerantes, bem como o projeto de Recuperação do Igarapé Ilha do Coco e principais problemas enfrentados pela Semma. “A cooperação do Estado será muito bem-vinda. Sem dúvidas fortalecerá os trabalhos que já desenvolvemos na comunidade”, declarou o Secretário.

O Pedagogo de Educação ambiental, Clézio Fonseca, destacou a importância da parceria do Estado nas realizações das atividades de educação ambiental, citando os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), que de acordo com ele, são realizados em parceria com os municípios, com vistas ao fortalecimento das políticas ambientais locais. Além do CIAS, o pedagogo apresentou o projeto Circuito Ambiental, que tem como objetivo a realização de uma semana de atividades educativas, envolvendo municípios vizinhos.

Como encaminhamento a Secretária Estadual sugeriu a elaboração de uma agenda de atividades para a realização do Circuito Ambiental e outras atividades educativas, que envolva alunos, instituições e comunidade.

“Quando existe a parceria do Estado com o município, as atividades ganham mais expressividade e é possível construir programas com atividades continuadas”, afirmou Clézio, que na oportunidade parabenizou a Semma pelos trabalhos que vem desenvolvendo na comunidade.

Kit ambiental – De acordo com a Sarah Saissim, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente vai entregar para Secretaria Municipal um kit contendo decibelímetro, câmera digital, moto, computador e impressora, para a realização das atividades dos departamentos de fiscalização e licenciamento ambiental. Esses recursos ainda estão em processo de licitação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário