quinta-feira, 18 de março de 2010

Prefeitura dá inicio a construção da cortina verde ao redor do lixão

O Secretário de Meio ambiente Domires Reis participou ativamente do plantio
O plantio foi feito por servidores e estagiários da Semma


Na última quarta-feira, 17, a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), dando continuidade ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), deu início ao plantio ao redor da área do lixão. O objetivo é construir uma cortina verde ao redor da área.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, o objetivo da cortina verde, que é uma exigência do TAC, é mitigar os impactos paisagísticos da área.
“A meta é plantar 6.500 mudas ao redor de toda a área e assim fechar totalmente o muro com a vegetação. A parte superior será fechada com eucalipto, e a parte inferior, com a espécie sabiá, que cobrirá todo o muro”, destacou.
Na oportunidade, o Secretário informou que no próximo dia 21 irá viajar com uma comitiva composta pelo Secretário Municipal de Urbanismo, Marivaldo Cruz, e representantes da Secretaria de Obras e SAAEP, além de alguns membros da comunidade, para visitar o aterro sanitário de Salvador (BA), que é referência no Brasil. Segundo ele, após a aprovação da área, se dará inicio ao processo de licenciamento e instalação do aterro sanitário.

Ação conjunta – O cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, que tem por objetivo garantir a adoção de procedimentos necessários para implantação de medida de controle ambiental na área do atual lixão e a implantação do aterro sanitário, está sendo realizado em parceria com as Secretarias de Obras (Semob), Urbanismo (Semurb) e Secretaria de Assistência Social (Semas). Em cumprimento ao TAC já foram retiradas as famílias do lixão e construído um muro em volta da área e nesta semana, o plantio para a construção da cortina verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário